• Importações da Rússia prejudicam produção no Norte de Minas

Nos últimos meses, um volume expressivo de importações brasileiras de metais tem afetado significativamente as indústrias de metalurgia e siderurgia no Brasil. A Rima, fabricante nacional de magnésio, instalada no município de Bocaiuva, Norte de Minas Gerais, é a única produtora de magnésio no Brasil, e em todo o hemisfério sul, sendo considerada uma das maiores fábricas integradas de magnésio do mundo. O magnésio tem aplicação variada, sendo mais comum a sua utilização na indústria de alumínio para a fabricação de ligas de alumínio-magnésio, em produtos tais como latas de cerveja, refrigerantes, perfis para indústria civil, entre outros.
As estatísticas oficiais do governo federal demonstram que as importações brasileiras de magnésio aumentaram exponencialmente nos últimos meses, destinadas principalmente ao consumo pela indústria de alumínio, resultando assim na diminuição do consumo do produto fabricado pela Rima. As estatísticas ainda demonstram que atualmente a totalidade das importações são originárias da Rússia.

COMPETITIVIDADE
Em 2004, não havia registros de importações de magnésio da Rússia, porém avaliando apenas o primeiro trimestre de 2011, já foram importados 1.591,46 milhões de quilos de magnésio daquele país, volume este equivalente à totalidade do consumo nacional neste período. Apesar da competitividade da empresa no setor, a empresa destaca que o aumento das importações da Rússia, além de provocar perdas substanciais, é sustentado por preços praticados abaixo dos níveis de mercado, caracterizando assim o dumping, e que tais preços se referem na realidade ao magnésio produzido na China e não na Rússia, conforme declarado nas importações. Dessa forma, com a finalidade de conter a inundação de importações de magnésio russo no mercado brasileiro, e, conseqüentemente evitar maiores estragos do que os causados até agora neste segmento à indústria nacional, a Rima apresentou em dezembro de 2010 um pedido às autoridades brasileiras para investigar e aplicar medidas antidumping urgentes sobre as importações brasileiras de magnésio da Rússia. As importações deste país continuam crescentes e como consequência, a Rima teve que interromper as atividades de produção da fase I dos fornos de redução de magnésio (04 dos 12 fornos de redução), sem perspectiva de religar no curto prazo. Com esta paralisação, a Rima será forçada a dispensar pessoal, num quadro que conta atualmente com mais de 2.000 colaboradores diretos, impactando negativamente na economia de toda a região norte do Estado.

Por: Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos