Janaúba: comunicamos o falecimento da senhora Maria Isabel de Lima

Imagem
É com pesar que comunicamos o falecimento da senhora Maria Isabel de Lima. A família comunica que o velório será na residência situada na Rua Barão do Rio Branco, N 742, bairro Padre Eustáquio em Janaúba, a partir das 21 horas deste sábado (17). O sepultamento será no domingo, 18 de janeiro, em horário a ser definido, no Cemitério Campo da Paz, bairro São Lucas em Janaúba.

• Estudos podem ajudar na criação de reservas extrativistas no norte de MG

Pesquisadores do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) da Universidade de Brasília realizaram levantamentos sobre a vegetação e o uso tradicional da flora nativa nos municípios mineiros de Buritizeiro e Ibiaí. O objetivo foi fornecer dados para a criação de duas reservas extrativistas (resex). As áreas de Cerrado estudadas estão localizadas no norte de Minas Gerais e situadas na Bacia do Rio São Francisco. A demanda para a criação dessas novas unidades de conservação (UCs) foi feita pelas populações tradicionais da região, em 2006.
Durante o trabalho de campo, que durou cerca de dois anos, foram inventariadas 225 espécies vegetais. Os resultados desta pesquisa foram compilados na obra "Estudos de vegetação para subsidiar a criação das resex Barra do Pacuí e Buritizeiro", que foi publicado no final de 2010 e lançado dia 12 de abril. O livro demonstrou o uso que as comunidades de Buritizeiro e da Barra do Pacuí fazem com mais de 70% das plantas estudadas (tanto madeireiras, quanto frutíferas e medicinais). O processo de criação das UCs está na fase de organização comunitária para a preparação das consultas públicas.
Benefícios
A criação destas áreas protegidas pode contribuir para a conservação dos recursos naturais e para que as comunidades locais tenham segurança fundiária, acesso a linhas de crédito e financiamento para a reforma agrária, fomento comercial, proteção e reconhecimento do seu modo de vida. O perfil das populações tradicionais é ajustado de acordo com as paisagens naturais que caracterizam as diferentes formas de vida destas comunidades. A criação destas novas resex no Cerrado vai possibilitar o reconhecimento de populações tradicionais do Rio São Francisco, como é o caso dos vazanteiros (que trabalham com agricultura de vazante) da Barra do Pacuí – afirma Gustavo Oliveira, técnico do Ministério do Meio Ambiente e um dos autores do livro.

Por: Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. Uma resex serve e muito para abrir os olhos da populaçao que depende dessas áreas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira