Alunos Participam da Aula Inaugural do PRONATEC em São João da Ponte


Aconteceu nesta segunda-feira, dia 17 de julho de 2017, no espaço da UAB (Universidade Aberta do Brasil) a aula inaugural do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica ( CEPT), a Universidade de Montes Claros em parceria com a prefeitura Municipal de São João da Ponte ofertará dois cursos técnicos, sendo eles, Agente Comunitário de Saúde e Auxiliar Administrativo. Serão atendidos 60 alunos. Vale ressaltar que o curso de Auxiliar Administrativo é ofertado pelo PRONATEC MULHER 1000.

Esteve presente no evento o professor, médico e Reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João dos Reis Canela, prefeito Danilo Wagner Veloso, Secretário de Educação, André Lima, Secretário de Saúde, Marcos Paulo Costa, professora, Lígia Caroline Fagundes, Vereador, Marciano Pimenta,diretora da Escola Municipal do João Fernandes, Noeme Laura, alunos e professores.

Com espaço lotado, os novos alunos conheceram mais sobre os programas dos cursos bem como a infraestrutura e serviços prestados pelo campus. Tiveram ainda a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas. Na oportunidade ouviram atentamente a fala do Reitor da Unimontes, João Reis Canela, que mostrou a importância dos cursos e a satisfação de oferecer a cidade os mesmos.

Segundo o Reitor, os cursos terão duração de cinco meses, mas é de extrema importância na formação de novos profissionais. “A Unimontes aproxima de cada um, dando sequência aos cursos ofertados pela região, é uma iniciativa vigorosa no sentindo de oportunizar a vocês a continuidade e permanência da formação da educação continuada”. O Reitor desejou a todos persistência e coragem nesta nova fase e colocou à disposição de todos quanto ao percurso dos cursos.

Para o prefeito Danilo Veloso, os cursos ofertados “são oportunidades de inserção e reinserção no mercado de trabalho, e para muitos é ímpar esse momento de inserção no curso, sendo assim, aproveite ao máximo, dedique e seja bons, pois o mercado de trabalho é seletivo e espera por cada um”. Já para o Secretário de Educação, André Lima, é com louvor que recebe os cursos, pois quanto mais cursos, melhor para a população, ”os jovens precisam se profissionalizar, pois o mercado é inteiramente competitivo e requer bons profissionais”, o mesmo desejo êxito na realização do curso.

Os cursos terão duração de 05 meses, cada aluno receberá uma bolsa auxílio de R$ 9,00 ( nove reais) dia para transporte e lanche, além de receberem um kit ( caderno, lápis, borracha, camisa e material didático). As aulas acontecerão na E.M. João Fernandes dos Santos e serão de segunda a sexta-feira.

Os futuros técnicos em Agente Comunitários em Saúde e Auxiliar Administrativo tiveram o primeiro contato com professores, coordenadores e colegas também na aula inaugural. Desejando as boas-vindas aos novos alunos, a professora Lígia Carolina, representando todos os professores dos Cursos, comentou: “Na educação, a participação dos alunos tem fundamental importância para garantir o sucesso do curso e o aprendizado, com propósito de garantir um futuro promissor aos educandos”. E ressaltou sobre a frequência de todos ao longo do curso.

Tome Nota

Criado em outubro do ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira. Nos próximos quatro anos o governo federal pretende criar 8 milhões de vagas para acabar com o apagão de mão de obra qualificada que entrava o desenvolvimento econômico e social do País.

O Pronatec tem como principal objetivo a ampliação das oportunidades educacionais dos trabalhadores com a qualificação profissional.

Gilmar Pereira
Jornalista e escritor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos