Produtores de queijo e outros derivados de leite de Porteirinha recebem Certificação de Inspeção Municipal

Conquista contou com apoio do Sebrae Minas

(Por Cida Santana) Produtores de queijo e outros derivados de leite de Porteirinha, na região da Serra Geral, no Norte de Minas, conseguiram a Certificação de Inspeção Municipal. Com o selo, eles têm o direito de comercializar seus produtos sem nenhuma restrição em qualquer estabelecimento comercial da cidade e da região, agregando valor ao negócio.

O certificado de inspeção é concedido pela Prefeitura mediante a avaliação das condições sanitárias e higiene, sendo verificadas também as formas de transporte do queijo e demais derivados do leite. Desta forma, é atestado o padrão de qualidade dos produtos junto aos consumidores.

O selo de certificação foi obtido após um trabalho de consultoria e capacitação realizado pelo Sebrae Minas e parceiros que começou em 2014. “Auxiliamos na criação de uma associação para que os produtores pudessem trabalhar unidos. Oferecemos cursos de capacitação, além de viagens técnicas a regiões como a Serra da Canastra, onde eles conheceram de perto o processo de fabricação e de venda. Vamos continuar trabalhando para que mais produtores consigam a certificação”, afirma o analista técnico do Sebrae Jadilson Borges.

Contemplada com o selo que garante a livre comercialização, a produtora Maria da Saúde Oliveira Silva, 61 anos, comemora a conquista e espera aumentar ainda mais as vendas. “Trabalho há cerca de 40 anos com a produção de queijo e sempre procurei fazer tudo com qualidade. Receber essa certificação é um sonho realizado e o reconhecimento que nos incentiva a melhorar cada vez mais”, afirma Maria da Saúde. Ela produz cerca de 200 quilos de queijo por semana. A maior parte da produção é vendida no Mercado Municipal de Porteirinha.

Everson Pereira, conhecido como "Toko do Requeijão", também conseguiu atender às normas exigidas e foi contemplado com certificação que atesta a qualidade dos seus produtos. "Todo o apoio e acompanhamento que recebemos do Sebrae e de todos os envolvidos foram fundamentais para alcançar este certificado. Agora quero melhorar e ampliar ainda mais minhas vendas. Assim posso conseguir outras certificações”, comemora o produtor de requeijão.

No município, cerca de 20 produtores continuam recebendo acompanhamento do Sebrae e de parceiros para se adequarem as normas, em busca da certificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos