JANAÚBA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

SEMANA DA LUTA ANTIMANICOMIAL - O Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18 de maio) foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.
Em Janaúba, a data é lembrada e comemorada com uma semana de programação. Em 2016 comemorou-se a XI Semana da Luta Antimanicomial com atividades diversas entre os dias 13 e 18 de maio. Um momento muito importante desta semana foi o Encontro da Equipe da Saúde Mental com os profissionais da Odontologia, quando discutiram sobre o atendimento odontológico em pacientes usuários dos serviços da Saúde Mental.

CAMPANHA CONTRA A LEISHMANIOSE –
A Leishmaniose é uma doença crônica de manifestação cutânea ou visceral. A forma visceral existente no Brasil é uma zoonose comum ao cão e ao homem. É transmitida pela picada da fêmea do mosquito flebótomo, também conhecido como "mosquito palha" ou birigui.
O controle da doença se dá pelo combate ao mosquito, que se prolifera em matéria orgânica em decomposição. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias realizou entre os dias 17 e 19 de maio/2016 uma campanha de conscientização e manejo ambiental em pontos críticos da cidade sendo que foram recolhidas 10 caçambas com material orgânico que serve de criadouro para o mosquito Flebótomo.

ENTREGA DE PRÓTESES DENTÁRIAS – O Asilo São Vicente de Paulo, no Bairro Dente Grande tem assistência da equipe da Unidade Básica de Saúde Waldir Silveira. Verificando a necessidade de próteses dentárias para alguns asilados, a equipe de Saúde Bucal realizou todos os procedimentos necessários para as próteses. No dia 19 de maio a ação foi a entrega destas próteses dentárias para 10 asilados, quando a prestação desse serviço completou 1 ano e foi renovada por mais 1 ano.

2ª JORNADA GORUTUBANA DE SAÚDE – LINHA DE CUIDADO OLHAR JANAÚBA
A Secretaria Municipal de Saúde realizou durante o Maio Verde/2015 avaliação oftalmológica de 2.216 crianças da faixa etária de 06 a 10 anos. Destes, 332 foram encaminhados ao Centro Oftalmológico de Janaúba para avaliação oftalmológica e exames complementares. Para 2016 a 2ª etapa da Linha de Cuidado Olhar Janaúba, é dia 21 de maio, próximo sábado, de 07:00 às 12:00, com avaliação da acuidade visual de alunos da faixa etária de 11 a 16 anos e encaminhamento, dos casos necessários, para consulta e exames oftalmológicos. A estimativa é de 6.000 adolescentes avaliados nesta 2ª etapa.
Para possibilitar o trabalho cinco escolas são referência para acolhida e atendimento dos alunos:

- E. M. Emídio Pereira da Silva – Avenida dos Inconfidentes, 1.339 B. Santo Antônio;

- E. E. Cecília Maria de Jesus – Rua Antônio Silveira, 171 Bairro Algodões;

- E. E. Euclides da Cunha- Praça Maurício Augusto de Azevedo, 186 (Catedral) Centro

- E. M. Profª Herogina Ferraz – Rua Arcelino Pereira da Silva, 50 Bairro Gameleira;

- Cemei Neusnária Mendes – Rua Bom Jesus, 774 entre os bairros Boa Vista e Veredas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos