Greve dos peritos do INSS deixa população em situação crítica

(G1) Desde que a paralisação dos peritos do INSS em Montes Claros começou, em setembro de 2015, a vida de centenas de pessoas está em situação crítica. Segundo uma associação que presta assistência apoio social a jurídico a quem depende do INSS, cerca de seis mil perícias deixaram de ser feitas.
Itagiba Celestino de Jesus é pedreiro, tem 50 anos, e contribuiu por 20 à Previdência. Sem trabalhar por causa de um problema no ombro, não sabe o que fazer.
"Eu nunca esperava, porque ninguém nunca espera, passar pelo que eu tô passando. A situação que tá lá em casa só indo pra ver. O projeto é que está me ajudando, Graças a Deus", diz o pedreiro.
A maioria das pessoas que está aguardando uma perícia do INSS conta com a ajuda de um projeto em Montes Claros, que distribui alimentos às famílias necessitadas. Porém, isso também é motivo de preocupação, segundo Delcineia Santos, coordenadora do projeto. O pouco alimento que ainda resta será distribuído para 50 famílias assistidas pela instituição.
"Essas pessoas estão aguardando uma perícia no INSS e estão passando por situações críticas, por necessidades, outros já não têm mais nem o que comer em casa, e, infelizmente, o projeto já não tem como amparar essas pessoas, porque a demanda está crescendo devido a greve. Infelizmente a gente se sente de mãos atadas vendo as necessidades das pessoas e podendo fazer muito pouco", disse Delcineia.
Uma decisão da Justiça Federal, divulgada em 23 de dezembro, determinou o retorno imediato dos médicos, e ficou estipulada uma multa de R$ 10 mil, caso a medida seja descumprida, e ainda o atendimento prioritário dos contribuintes com perícias antigas.
O INSS informou que as perícias das 16 agências da região estão realizadas por 60% dos médicos do quadro regional, e está seguindo a determinação judicial.

Comentários

  1. Semestre governo tivesse moral era a hora de baixar os salários de gente q faz greve. Quem ganha R $6mil.. baixar para R $ 3mil e veríamos se fariam greve. Funcionário público é péssimo de serviço. Veja os da Prefeitura.. basta ver que na sexta não se encontra ninguém trabalhando.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos