FERNANDO DINIZ: LOBISTA RELATA REPASSE DE PROPINA PARA CUNHA A PEDIDO DE DEPUTADO QUE FOI MAJORITÁRIO EM JANAÚBA

Fernando Diniz.
(Por Ivo Júnior) O empresário João Henriques afirmou à Polícia Federal que abriu uma conta na Suíça para pagar propina ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). João Henriques não especificou valores e nem a data. Segundo ele, a suposta transferência para Cunha está ligada a um contrato da Petrobras relativo à compra de um campo de exploração em Benin, na África.
Preso há uma semana, Henriques afirmou à Policia Federal que o repasse ao peemedebista foi um pedido de Felipe Diniz, filho do ex-deputado Fernando Diniz (PMDB-MG), que morreu em 2009. O empresário afirmou que não sabia que o destinatário da suposta propina era o presidente da Câmara.
Henriques afirmou ainda que para fazer a negociação abriu a empresa Acona, com conta no banco BSI, na Suíça. À PF, o empresário apontado como lobista do PMDB contou que foi apresentado a um empresário de nome Idalécio de Oliveira, dono de uma área na África, em Benin. João Henriques afirmou que acreditava que a área tinha "um grande potencial de exploração".
Em outra parte do depoimento, o empresário afirmou que o ex-deputado Fernando Diniz, que presidiu o PMDB mineiro, o convidou para ser o diretor da área Internacional da Petrobras, mas o PT não aceitou sua indicação. Quem assumiu o cargo foi engenheiro Jorge Luiz Zelada, diretor da área Internacional da estatal de 2008 a 2012. Zelada sucedeu Nestor Cerveró, ambos, Cerveró e Zelada, estão presos em Curitiba, base da Lava Jato. "Fernando Diniz tentou me colocar, eu era o nome do PMDB", afirmou. "Mas o PT não aceitou, eu não tinha os valores que eles queriam. Eu fui efetivamente convidado pelo Fernando Diniz. Eles iam passar para a Casa Civil. Foi negado, dizendo que o conselho não aceitava." As informações são do Jornal Hoje em Dia. Fernando Diniz foi majoritário em Janaúba antes de falecer em 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos