Montes Claros ganha estação sismológica para monitorar tremores de terra no município

Estação sismológica foi instalada dentro do
Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros
(Por Clarisse Souza) O município de Montes Claros, conhecido por seu histórico de tremores de terra, ganhou uma estação sismológica definitiva, capaz de monitorar em tempo real as ocorrências de abalos sísmicos em todo o Norte de Minas. O equipamento foi instalado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) dentro do Parque Estadual da Lapa Grande, próximo à região do Bailo Vila Atlântida, epicentro de tremores registrados na cidade. 
A estação ocupa um terreno de 100 metros quadrados. É composta de um abrigo para instalação do sismômetro (cabo de conexão com o digitalizador) e dispõe de uma série de equipamento eletrônicos e acessórios sismográficos, como digitalizador sísmico, controlador de carga, cabos para alimentação, internet para transmissão de dados, baterias, painel solar e GPS.
Importado da Inglaterra, o equipamento foi instalado em um trabalho conjunto feito pelo Núcleo de Estudos Sismológicos (NES/Unimontes), Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS) e do Departamento de Geociências (do Centro de Ciências Humanas/CCH), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). O investimento foi de R$185 mil. 
Com a nova estação sismológica, Montes Claros passa a ter acesso a informações mais precisas sobre as ocorrências de tremores de terra na região. O monitoramento será feito online e as informações coletadas sobre a magnitude dos fenômenos serão transmitidas para o Observatório Sismológico (SIS) da UnB e para o Centro de Sismologia da USP. Feito isso, especialistas vão interpretar com muito mais agilidade os dados sobre os registros sísmicos, conforme a coordenação do projeto na Unimontes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos