Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Em Jaíba, chuva forte aumenta o desespero da população; obras paralisadas e ruas intransitáveis





(Por Priscila Soares, Jaíba News) Moradores de Jaíba, no Norte de Minas Gerais, viveram uma madrugada de sofrimento nesta segunda-feira (28/04), após uma forte chuva que atingiu a cidade, com volume registrado entre 38 e 40 mm. Com trechos intransitáveis e casas alagadas, moradores estão convivendo com dificuldades de acesso, e relataram ao nosso site toda a situação que estão passando.

Nas comunidades Linha 1 e Linha 2, o cenário está crítico, com trechos intransitáveis e casas alagadas. Em vídeos disponíveis nas redes sociais podemos ter a dimensão da triste realidade que estão vivendo hoje.

‘’O prefeito fez a descaída da água cair tudo para dentro do meu quintal… se chover mais um pouco entra dentro de casa’’, relata morador da linha 1 em vídeo feito pela manhã.

Em outro vídeo podemos ver o relato de moradora da comunidade, “Nós não temos estrada, graças a Deus temos chuva, mas estrada foi com ela”.

Os bairros João Colares e Cidade Nova, também foram duramente atingidos pela a chuva, e a indignação da população é que deram início na gestão passada com o asfalto, drenagem e rede de esgoto, mas seguem paralisadas desde Janeiro deste ano. Obras que são frutos do convênio conquistado junto ao BDMG, com todo o processo de licitação concluído e recursos garantidos. O financiamento, no valor total de aproximadamente 15 milhões de reais, já está disponível no caixa da Prefeitura, sendo cerca de 10 milhões destinados especificamente para as obras no João Colares.

O sonho dos moradores começou a se tornar realidade na gestão passada, que implantou água potável, energia elétrica e lâmpadas de LED nas ruas, além de iniciar o sistema de drenagem e pavimentação. Porém, apesar de todo o progresso, as obras foram paralisadas pela gestão atual, sem apresentação de motivos plausíveis. O financiamento já estava assegurado e as obras estavam em andamento, mas a nova gestão decidiu interromper o processo, deixando a população desassistida.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o sofrimento da população: carros atolados em buracos, ruas completamente tomadas pela lama e casas invadidas pela água.

“É um descaso total! O recurso está garantido, o projeto está licitado, e mesmo assim eles preferem deixar o povo sofrendo. Nossas casas estão alagadas, nossas ruas estão intransitáveis”, lamenta seu José, morador do bairro João Colares.

O recurso aprovado pertence ao município. A gestão passada fez seu papel de conquistar o financiamento e iniciar as obras, e agora a atual administração tem o dever de dar continuidade, pois a população não pode pagar o preço por disputas políticas.

Moradores questionam: será politicagem?

Enquanto isso, a lama, os buracos e o abandono continuam fazendo parte do dia a dia de quem sonhava com dignidade e desenvolvimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo