(Por Priscila Soares, Jaíba News) Moradores de Jaíba, no Norte de Minas Gerais, viveram uma madrugada de sofrimento nesta segunda-feira (28/04), após uma forte chuva que atingiu a cidade, com volume registrado entre 38 e 40 mm. Com trechos intransitáveis e casas alagadas, moradores estão convivendo com dificuldades de acesso, e relataram ao nosso site toda a situação que estão passando.
Nas comunidades Linha 1 e Linha 2, o cenário está crítico, com trechos intransitáveis e casas alagadas. Em vídeos disponíveis nas redes sociais podemos ter a dimensão da triste realidade que estão vivendo hoje.
‘’O prefeito fez a descaída da água cair tudo para dentro do meu quintal… se chover mais um pouco entra dentro de casa’’, relata morador da linha 1 em vídeo feito pela manhã.
Em outro vídeo podemos ver o relato de moradora da comunidade, “Nós não temos estrada, graças a Deus temos chuva, mas estrada foi com ela”.
Os bairros João Colares e Cidade Nova, também foram duramente atingidos pela a chuva, e a indignação da população é que deram início na gestão passada com o asfalto, drenagem e rede de esgoto, mas seguem paralisadas desde Janeiro deste ano. Obras que são frutos do convênio conquistado junto ao BDMG, com todo o processo de licitação concluído e recursos garantidos. O financiamento, no valor total de aproximadamente 15 milhões de reais, já está disponível no caixa da Prefeitura, sendo cerca de 10 milhões destinados especificamente para as obras no João Colares.
O sonho dos moradores começou a se tornar realidade na gestão passada, que implantou água potável, energia elétrica e lâmpadas de LED nas ruas, além de iniciar o sistema de drenagem e pavimentação. Porém, apesar de todo o progresso, as obras foram paralisadas pela gestão atual, sem apresentação de motivos plausíveis. O financiamento já estava assegurado e as obras estavam em andamento, mas a nova gestão decidiu interromper o processo, deixando a população desassistida.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o sofrimento da população: carros atolados em buracos, ruas completamente tomadas pela lama e casas invadidas pela água.
“É um descaso total! O recurso está garantido, o projeto está licitado, e mesmo assim eles preferem deixar o povo sofrendo. Nossas casas estão alagadas, nossas ruas estão intransitáveis”, lamenta seu José, morador do bairro João Colares.
O recurso aprovado pertence ao município. A gestão passada fez seu papel de conquistar o financiamento e iniciar as obras, e agora a atual administração tem o dever de dar continuidade, pois a população não pode pagar o preço por disputas políticas.
Moradores questionam: será politicagem?
Enquanto isso, a lama, os buracos e o abandono continuam fazendo parte do dia a dia de quem sonhava com dignidade e desenvolvimento.
Comentários
Postar um comentário