Prefeito Amâncio Oliva representa Varzelândia em solenidade estadual que transforma Matias Cardoso na capital simbólica de Minas Gerais

Imagem
A Prefeitura de Varzelândia, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, marcou presença em mais um importante evento regional. Nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o prefeito Amâncio Oliva participou da solenidade de entrega da Medalha dos Gerais – Maria da Cruz e Matias Cardoso, realizada em Matias Cardoso, município que, nesta data, assume simbolicamente o posto de capital de Minas Gerais. A tradição, instituída por emenda à Constituição Estadual, celebra as raízes históricas do Norte de Minas e homenageia figuras marcantes na formação da identidade sertaneja. O evento é reconhecido como um dos momentos mais relevantes do calendário político e cultural da região. Lideranças estaduais e regionais marcaram presença A cerimônia reuniu importantes lideranças políticas e institucionais, reforçando o peso simbólico e histórico do evento. Entre as autoridades presentes estavam: • Mateus Simões, vice-governador de Minas Gerais; • Marcelo Aro, secretário de Estado; • Paulo Guedes, deput...

Em Lontra, morte de quase 3 milhões de abelhas é investigada; 'daqui sai o sustento da minha família', lamenta apicultor


(Por Taislaine Antunes, Fernando Almeida, g1 Grande Minas) O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) abriu uma investigação para apurar a morte de quase 3 milhões de abelhas em um apiário na zona rural de Lontra.

Segundo o apicultor, Lucas Antunes, foram perdidas dezenas de colmeias, o que vai dificultar o pagamento de contas do empreendedor.

“Perdi o mel, perdi minhas abelhas, perdi tudo, uma tristeza para nós. Perdi 50 colmeias de abelhas. Preciso pagar o investimento que fiz na compra de materiais, mas, infelizmente, ficou tudo perdido, não consegui colher nem o mel sequer”, relatou.

A suspeita é que as abelhas tenham sido envenenadas por agrotóxicos usados em fazendas da região.

O IMA, que esteve na propriedade para colher amostras, informou que "foram inspecionadas 19 caixas sendo que, foram coletadas as abelhas das mesmas para envio ao laboratório para a análise".

O instituto ressalta, ainda, que nenhuma irregularidade foi constatada no ato da fiscalização.

No boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente, consta que “devido não ser possível definir a real causa da morte das abelhas, bem como não foi definido autoria até a presenta data, a ocorrência foi destinada à delegacia de Polícia Civil de São João da Ponte para demais providências cabíveis".

Ainda de acordo com o boletim, caso a morte das abelhas seja confirmada por envenenamento, a ação pode "configurar crime ambiental, além de possível crime de dano devido ao prejuízo financeiro e a eventual impossibilidade de reutilização das caixas que poderão estar contaminadas".

Enquanto espera pelo desfecho do caso, o apicultor lamenta que o trabalho desenvolvido no apiário tenha sido perdido.

"Trabalho debaixo de sol e de chuva para conseguir adquirir minhas colmeias, para conseguir levar o pão de cada dia para dentro de casa. Daqui sai o sustento da minha família. Minha esposa está grávida, e agora estou passando por essa dificuldade."

Ainda não há previsão de quando sai o resultado da análise das amostras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG