“Do Povo, Para o Povo”: Gestão de Amâncio Oliva transforma Varzelândia com proximidade e compromisso social

Imagem
A administração do prefeito Amâncio Oliva, sob o lema “Do Povo, Para o Povo”, tem se destacado como um exemplo de gestão participativa e comprometida com o bem-estar da população. Amâncio lidera uma gestão marcada por iniciativas que aproximam o poder público dos cidadãos, promovendo inclusão, transparência e desenvolvimento. Uma das ações mais recentes e aguardadas é a Caravana do Atualiza Mais Varzelândia, que estará na Lagoinha 1, nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, a partir das 8h30, na Escola Municipal, para realizar o recadastramento das famílias. Caravana do Atualiza Mais: Um Marco na Inclusão Social A Caravana do Atualiza Mais é uma das iniciativas que refletem o compromisso da administração de Amâncio Oliva com a garantia de direitos e benefícios para a população. O evento, que acontece amanhã, 23 de setembro, visa atualizar os cadastros das famílias varzelandenses, assegurando que as informações estejam corretas para a continuidade do acesso a programas sociais do muni...

Aluna gorutubana da Universidade Federal de Juiz de Fora é finalista em premiação nacional de design de móveis



Ana Maria Vasconcelos Cunha, estudante de Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está entre os finalistas do Prêmio Salão Design 2024, uma das maiores premiações do setor no Brasil. Seu projeto, o banco “Gurutubanos”, foi selecionado na categoria “Desafio da Identidade Brasileira 2025”, que busca explorar o DNA cultural do Brasil contemporâneo.

O projeto da jovem mineira utiliza materiais como cedrinho, pinus, aço carbono e palha de bananeira. Ana Maria se inspirou nas tradições de sua cidade natal, Janaúba, no norte de Minas Gerais, particularmente no bordado local, cujas formas triangulares influenciaram o design do banco. “Quis trazer elementos específicos da minha cidade para o mobiliário, como o uso artesanal da palha de bananeira”, comenta a estudante.

A orientadora Lia Paletta, professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, destaca a importância cultural do projeto, que utiliza materiais nativos e técnicas artesanais comuns em diversas regiões do Brasil. “A combinação de cedrinho, metal e palha reflete a diversidade e a riqueza da cultura brasileira”, explica Lia.

O banco “Gurutubanos” faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Maria, que aborda o design inspirado na cultura sertaneja do norte mineiro. A estudante agora se prepara para a próxima etapa do concurso, onde produzirá o móvel em tamanho real para avaliação final.

A votação popular para o Prêmio Salão Design 2024 começa em 24 de setembro e vai até 13 de dezembro, com a premiação final agendada para 19 de fevereiro de 2025, durante a feira Movelsul.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro