Aluna gorutubana da Universidade Federal de Juiz de Fora é finalista em premiação nacional de design de móveis



Ana Maria Vasconcelos Cunha, estudante de Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), está entre os finalistas do Prêmio Salão Design 2024, uma das maiores premiações do setor no Brasil. Seu projeto, o banco “Gurutubanos”, foi selecionado na categoria “Desafio da Identidade Brasileira 2025”, que busca explorar o DNA cultural do Brasil contemporâneo.

O projeto da jovem mineira utiliza materiais como cedrinho, pinus, aço carbono e palha de bananeira. Ana Maria se inspirou nas tradições de sua cidade natal, Janaúba, no norte de Minas Gerais, particularmente no bordado local, cujas formas triangulares influenciaram o design do banco. “Quis trazer elementos específicos da minha cidade para o mobiliário, como o uso artesanal da palha de bananeira”, comenta a estudante.

A orientadora Lia Paletta, professora do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF, destaca a importância cultural do projeto, que utiliza materiais nativos e técnicas artesanais comuns em diversas regiões do Brasil. “A combinação de cedrinho, metal e palha reflete a diversidade e a riqueza da cultura brasileira”, explica Lia.

O banco “Gurutubanos” faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Ana Maria, que aborda o design inspirado na cultura sertaneja do norte mineiro. A estudante agora se prepara para a próxima etapa do concurso, onde produzirá o móvel em tamanho real para avaliação final.

A votação popular para o Prêmio Salão Design 2024 começa em 24 de setembro e vai até 13 de dezembro, com a premiação final agendada para 19 de fevereiro de 2025, durante a feira Movelsul.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo

Seguia para Bocaiuva: mulher morre e duas pessoas ficam feridas após carro bater na traseira de carreta estacionada na MG-451