Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Nova Porteirinha: Presidente do SINDNOVAPORT sofre perseguição e perde provisoriamente o mandato na entidade

Prefeita da cidade de Nova Porteirinha, Regina Freitas. Foto: Pablo de Mello.

A prefeitura através da prefeita Regina Antônia vem perseguindo a presidente do SINDNOVAPORT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Porteirinha), Kelly Martins, e, por enquanto, revoga a licença da líder para presidir a entidade. A ação foi feita logo após o Sindicato apoiar a manifestação das Auxiliares de Classe do município, o que configura atitude antissindical.

Mais uma vez a atual Administração escolhe usar de ações autoritárias ao invés do diálogo. Durante os dias 20, 21, 22 e 26 de março de 2024, aproximadamente 20 servidoras concentraram-se no pátio da Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha com o objetivo de estabelecer uma negociação que alcançasse um aumento salarial satisfatório para as Auxiliares de Classe do município. No dia 22 de março de 2024, às 11h05, o SINDNOVAPORT foi notificado pelo município da revogação.

O prazo para a resposta não foi respeitado e a portaria de revogação da licença foi emitida.

A licença que permite a presidente ficar à disposição do Sindicato é regida pela Lei Orgânica do município no seu Artigo 179. Todo prefeito (a) tem a obrigatoriedade de responder pelo princípio da legalidade ou responderá por tal omissão. E a greve é um direito do trabalhador. Durante a greve, os trabalhadores não devem sofrer qualquer forma de retaliação ou punição por parte dos empregadores.

Além disso, a alegação indevida da Prefeitura é o registro do Sindicato junto ao Ministério do Trabalho, contudo, esse registro está no processo de ratificação no Governo Federal. Fato explicado pela presidente do SINDNOVAPORT: “Nós já protocolamos a solicitação. Foi encaminhada a documentação ao Ministério do Trabalho. Não obtivemos o registro ainda porque as portarias sofreram mudanças com a vitória do presidente Lula. Houve um tempo em que não se protocolava mais o pedido de registro, já que iria sair uma nova portaria. Então aguardamos a liberação do sistema para que a gente protocolasse novamente a documentação. No final do ano passado providenciamos a documentação de acordo com a nova portaria. Já no início desse ano, protocolamos o pedido e estamos aguardando esse processo junto ao governo.”.

Ações como essas devem ser combatidas por todos servidores públicos municipais. A Feserp Minas se coloca junto à Kelly Martins, presidente do SINDNOVAPORT, pelo seu direito sindical e pela luta das Auxiliares de Classe do referido município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga