Justiça Eleitoral cassa mandato do prefeito e vice de Cristália por abuso de poder econômico nas eleições de 2024

Imagem
Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, a Comarca de Grão Mogol proferiu uma decisão que promete mudar os rumos políticos de Cristália, no Norte de Minas Gerais. A juíza eleitoral Kellymar Pedrosa de Sousa determinou a cassação do mandato do prefeito Jairo Júnior e de sua vice, Elizete Cabral, por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2024. Segundo o processo, as investigações comprovaram que a chapa eleita utilizou recursos financeiros de forma ilícita para influenciar o resultado do pleito. A decisão aponta que, além do uso indevido de dinheiro, há registros em vídeo que mostram montantes de valores em espécie que teriam sido usados para a compra de votos. Além disso, diversos depoimentos de eleitores foram colhidos, confirmando a prática de compra de sufrágio tanto com pagamentos em dinheiro quanto por transferências via PIX. Provas robustas e decisão judicial A sentença da juíza Kellymar Pedrosa foi embasada em provas materiais consideradas “robustas e inco...

Líder do Comando Vermelho é preso no Norte de Minas Gerais



(Por Michelly Oda, g1 Grande Minas) Um homem líder do Comando Vermelho - que estava foragido por tráfico de drogas desde 2013 - foi preso pela Polícia Militar em Montes Claros (MG) nesta quarta-feira (20).

Segundo a PM, o foragido comandava uma facção criminosa em Tabatinga (AM) e buscava drogas na Colômbia e Peru. Ele já foi preso anteriormente em duas vezes, com 80 e 60 quilos de drogas, no Pará. O mandado de prisão foi expedido pela Justiça do Amazonas.

Segundo as informações da PM, o homem já estava sendo monitorado pelo Setor de Inteligência do 10º Batalhão. Ao ser abordado, no bairro Santos Dumont, ele apresentou um documento falso, mas acabou confessando que estava foragido.

Os levantamentos apontam que o homem, de 37 anos, se mudou para Montes Claros após uma parente dele se casar com uma pessoa da cidade. Ele estava trabalhando como auxiliar de serviços gerais.

O foragido foi levado pela PM para a delegacia.

Sobre as prisões anteriores
Em 18 de outubro de 2014, a Polícia Civil do Pará apreendeu mais de 60 quilos de óxi - versão potente da cocaína - em Breves, na Ilha do Marajó.

Informações divulgadas no site da instituição, destacaram que a droga estava em três malas escondidas no chão de uma casa, no bairro da Cidade Nova. O mesmo homem preso em Montes Claros foi detido com um comparsa no local.

Conforme a Polícia Civil, os dois confessaram que o entorpecente teria vindo do Pará para Tabatinga. Além da droga, uma espingarda e documentos foram apreendidos no imóvel. Na época, os autores foram autuados em flagrante por crime de tráfico de entorpecentes.

Nas informações divulgadas, a Polícia Civil destacou também que um dos presos - encontrado nesta quarta no Norte de MG - já tinha sido detido por tráfico em 2009. Ele permaneceu encarcerado até fevereiro de 2014.

Em 2009, o homem foi detido junto com comparsas em Monte Alegre, no Pará, por policiais civis da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), com 80 quilos de óxi.

Na época, 12 pessoas foram presas no total, oito delas no interior do Pará e outras quatro na capital, durante a operação denominada “Candiru”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira