Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Janaúba, Porteirinha, Montes Claros, Varzelândia, Mato Verde e outras cidades do Norte de Minas Gerais podem ter aplicado vacinas vencidas


Foi divulgado esta semana, nos registros oficiais do Ministério da Saúde, que 1.532 municípios brasileiros aplicaram vacina da AstraZeneca vencida. Em Montes Claros, 15 doses estão no sistema e podem ter sido aplicadas de lotes vencidos – a maioria corresponde ao lote n° 4120Z001 que perdeu a validade em 29 de março. Os registros valem até o último dia 19 de junho.


Das 15 doses, 12 foram aplicadas pelo setor de Vigilância Epidemiológica (ainda não se sabe o local), 1 na Estratégia da Saúde da comunidade de Morrinhos II e 1 na Unidade de Saúde do bairro Vargem Grande.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

O lote do imunizante consta em cada cartão de vacina, basta olhar e conferir – os lotes vencidos aplicados em Montes Claros são: 4120Z001 (vencido em 29/3) e 4120Z005 (vencido em 14/4). Demais vencidos: 4120Z004 (vencido 13/4), CTMAV501 (vencido em 30/4), CTMAV505 (vencido 31/5), CTMAV506 (vencido 31/5), CTMAV520 (vencido 31/5) e 4120Z025 (vencido em 4/6).

A AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante. O lote pode ser conferido no cartão de vacinação.

Em nota a Secretaria de Estado de Saúde informou que realiza um rigoroso protocolo de conferência de todos os imunizantes antes de enviar para as 28 unidades regionais de saúde. A nota ainda esclarece que Minas Gerais recebeu 3 dos 8 lotes vencidos – a última distribuição tinha o prazo de validade para 31 de maio. “A secretaria está em contato com os municípios para conferir se as aplicações foram realizadas fora do prazo e registradas no Vacinômetro e no SI-PNI , além de orientar as medidas que serão tomadas a partir do resultado desta análise”, finalizou a nota.

A prefeitura de Montes Claros informou que as cinco pessoas que tomaram a vacina dos lotes mencionados procurou a Secretaria Municipal de Saúde, após a divulgação da matéria. E segundo a Secretaria não houve vacinação com validade vencida.

NORTE DE MINAS 

No Norte de Minas também houve a imunização vencida com lotes da AstraZeneca. Confira:

Buritizeiro – 53 doses

Manga – 37

Varzelândia – 11

Pirapora – 11

Miravânia – 9

Janaúba – 8

Cristália – 6

Várzea da Palma – 6

Ninheira – 3

Espinosa – 2

Montalvânia – 2

São João do Pacuí – 2

Mirabela – 2

Riachinho – 3

Ibiaí – 2

Januária – 2

Mato Verde – 2

Coração de Jesus, Brasília de Minas, Matias Cardoso, Porteirinha, Montezuma e Jequitaí – 1 em cada cidade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG