Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Fundajan: Erro de gabinete em Brasília gera controvérsia sobre emenda de 100 mil


(Por Dionathan Matos) Uma verba de 100 mil reais destinada a um dos hospitais de Janaúba se tornou alvo de dúvidas e especulação nas redes sociais sobre quem teria, de fato, conseguido a emenda em Brasília. Tanto o vereador Adauri Cordeiro quanto a advogada e professora aposentada Eriane Mirtes afirmam ser autores do pedido que gerou a indicação do deputado federal Igor Timo (Podemos) para custeio de tratamentos de média e alta complexidade na Fundação Hospitalar de Janaúba – FUNDAJAN. Segundo a assessoria do deputado, tudo teria começado com um erro interno interno do próprio gabinete.

Nossa reportagem conversou com todas as partes envolvidas.

O vereador Adauri Cordeiro tem um ofício destinado a ele pelo gabinete do deputado Igor Timo, informando sobre a indicação dos 100 mil. O documento está com data do dia 20 de fevereiro.

Porém a advogada Dra. Eriane Mirtes também possui um ofício, destinado a ela, de teor idêntico. Este segundo documento tem data do dia 27 de fevereiro.

O vereador Adauri Cordeiro afirma que esteve com o deputado Igor Timo em outubro de 2019 com o objetivo de conseguir uma emenda de 250 mil reais para a saúde em Janaúba. De acordo com o parlamentar, como não foi possível obter esse valor e como um prefeito havia desistido de uma emenda de 100 mil por ter conseguido um valor bem maior junto a outro deputado, esse dinheiro ficou disponível. 

O vereador afirma que estava no lugar certo na hora certa e fez o pedido ao deputado Timo para que os 100 mil viessem para a área da saúde em Janaúba.

Já a advogada Eriane Mirtes afirma que iniciou as conversas com o deputado Timo em junho do ano passado e que a emenda é resultado de um pedido protocolado por ela.

A assessoria do deputado Igor Timo em Brasília afirma que houve um erro interno que provocou a divergência de datas, com diferença de uma semana entre os dois ofícios, gerando dúvida se o pedido seria de uma pessoa ou outra, ou de ambas.

De acordo com o chefe de gabinete Reynaldo Penatti, o primeiro pedido da referida verba foi feito pela Dra. Eriane, mas ele considera que tanto a advogada quanto o vereador Adauri Cordeiro devem ser considerados autores da solicitação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga