Em Japonvar, criança de 11 anos e idoso, de 63, apresentam sintomas de coronavírus e estão em isolamento


(Por Marina Pereira, G1 Grande Minas) Uma criança de 11 anos e um idoso, de 63 anos, estão em isolamento domiciliar após apresentarem sintomas do coronavírus, em Japonvar, no Norte de Minas. Os casos estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde e os pacientes são da zona rural, e viajaram para Belo Horizonte.

Os casos só são oficialmente considerados suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.

A Secretaria informou ao G1, nesta quinta-feira (19), que o idoso retornou da Capital no dia 10 de março e procurou atendimento na terça-feira (17) relatando tosse, coriza, dor de garganta e falta de ar. Ele disse que os sintomas surgiram no sábado (14); o idoso tem diabetes e é portador de doença pulmonar obstrutiva crônica.

Já a criança retornou de Belo Horizonte na segunda-feira (16) e procurou uma unidade de saúde nessa quarta-feira (18). A mãe contou que ele começou a sentir febre, dor de garganta, tosse e dor na região lombar na data do retorno.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os dois pacientes estão sendo acompanhados e apresentam melhoras no quadro clínico. As amostras para exames serão coletadas nessa sexta-feira (20).

Medidas
O prefeito decretou estado de emergência em saúde pública nessa quarta-feira (18) com várias medidas preventivas.
As aulas na rede pública e privada foram suspensas até o dia 13 de abril. A partir desse sábado (21), estão suspensas todas as atividades e eventos com aglomeração de mais de 20 pessoas.

O município também suspendeu as cirurgias eletivas por 30 dias e criou um Centro de Operações de Emergência em Saúde para monitoramento da situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos