Secretaria de saúde de Porteirinha investiga caso suspeito de coronavírus; outras secretarias de saúde municipais do Norte de Minas Gerais também estão investigando possíveis casos


(Por Marina Pereira, G1 Grande Minas) Três casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados pelas Secretarias Municipais de Saúde em Pirapora, Porteirinha e Januária, no Norte de Minas. As Prefeituras de Porteirinha e Pirapora decretaram situação de emergência em saúde pública nessa segunda-feira (16).

Os casos só são oficialmente considerados suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Divergências entre os números divulgados pelos estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.

Em nota, a Prefeitura de Pirapora informou que uma pessoa, que retornou recentemente de uma viagem internacional, deu entrada na Fundação Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire, com sintomas gripais no último sábado (14).

Segundo o município, foram adotados todos os procedimentos preconizados pelo Ministério da Saúde e a paciente foi liberada e está em isolamento domiciliar. As amostras para exames foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte.

A Prefeitura publicou o Decreto Nº 115, no fim da tarde dessa segunda, oficializado estado de emergência em relação à pandemia do coronavírus. O decreto prevê várias medidas para minimizar os riscos da doença.

Porteirinha
Com pouco de 37 mil mil habitantes, a Prefeitura de Porteirinha também decretou situação de emergência em saúde pública, com medidas de prevenção e contingenciamento do vírus.

Em nota, o município esclareceu que uma mulher, de 34 anos, recebeu atendimento, nessa segunda-feira (16), na Unidade Básica de Saúde de Serra Branca com sintomas semelhantes ao coronavírus. Ela retornou de São Paulo há quatro dias e apresentou sintomas desde a última sexta-feira (13). Foram coletadas amostras para exames que serão encaminhadas para a Funed.

Segundo a Prefeitura, a paciente segue em quarentena e é acompanhada pela UBS e Secretaria Municipal de Saúde.

Januária
A Secretaria Municipal de Saúde de Januária também confirmou que atendeu um paciente, de 34 anos, com sintomas da doença nessa segunda-feira. O homem retornou do litoral da Bahia há três dias e começou a apresentar os sintomas no sábado (14).

De acordo com a nota da Prefeitura, ele foi liberado e permanece em quarentena com acompanhamento de profissionais da saúde. As amostras também foram encaminhadas para a Funed.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe