Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Levantamento da AMAMS aponta que 30 municípios do Norte de Minas decretaram Situação de Emergência


Órgão expediu orientação aos prefeitos da região sobre as medidas legais que devem ser adotadas em razão da pandemia da doença.

Um levantamento realizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) apontou que, até a publicação desta matéria, cerca de 30 municípios do Norte de Minas já tinham decretado Situação de Emergência por causa do coronavírus.

Diante do fato, o órgão expediu orientação aos prefeitos do Norte de Minas sobre as medidas legais que devem ser adotadas em razão da pandemia da doença. O primeiro município do Norte de Minas a decretar Situação de Emergência foi Montes Claros, na última sexta-feira (13 de março). Na edição de terça-feira, o município publicou novo decreto, com mais restrições.

Como médico, o presidente da AMAMS destaca a preocupação com a situação provocada pela pandemia e por isso, entende que toda medida que vier a ser adotada, apesar de provocar desgastes, sempre tem o foco de prevenção ou mesmo colocar em ação um protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e o Estado.

Ressalta que os municípios do Norte de Minas deve estar unidos, em rede, pois o primeiro caso confirmado provocará alastramento da doença em várias localidades.

Ele reforça que o Norte de Minas é o segundo maior entrocamento rodoviário do Brasil, pois recebe fluxo de veículos das BRs 122, 135, 251 e 365, quando fazem a interligação Nordeste e Sudeste. A consequência direta pode ser observada, quando dois caminhoneiros de São Paulo apresentaram os sintomas quando passavam pelas BRs 135, em Bocaiuva e 251, em Montes Claros.

Confira a lista dos municípios em estado que decretaram Situação de Emergência:
  1. Bocaiuva 
  2. Bonito de Minas 
  3. Brasília de Minas 
  4. Buenópolis 
  5. Claro dos Poções
  6. Cônego Marinho
  7. Coração de Jesus 
  8. Espinosa 
  9. Felixlândia 
  10. Jaíba
  11. Francisco Dumont 
  12. Grão Mogol 
  13. Guaraciama 
  14. Ibiaí
  15. Itacambira
  16. Janaúba
  17. Januária
  18. Japonvar
  19. Joaquim 
  20. Felício
  21. Josenópolis
  22. Juramento
  23. Lagoa dos Patos 
  24. Montes Claros 
  25. Padre Carvalho Pirapora
  26. Porteirinha 
  27. São Francisco 
  28. São João da Lagoa
  29. São João do Pacui Ubaí
  30. Ubaí

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG