Levantamento da AMAMS aponta que 30 municípios do Norte de Minas decretaram Situação de Emergência
Um levantamento realizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) apontou que, até a publicação desta matéria, cerca de 30 municípios do Norte de Minas já tinham decretado Situação de Emergência por causa do coronavírus.
Diante do fato, o órgão expediu orientação aos prefeitos do Norte de Minas sobre as medidas legais que devem ser adotadas em razão da pandemia da doença. O primeiro município do Norte de Minas a decretar Situação de Emergência foi Montes Claros, na última sexta-feira (13 de março). Na edição de terça-feira, o município publicou novo decreto, com mais restrições.
Como médico, o presidente da AMAMS destaca a preocupação com a situação provocada pela pandemia e por isso, entende que toda medida que vier a ser adotada, apesar de provocar desgastes, sempre tem o foco de prevenção ou mesmo colocar em ação um protocolo determinado pelo Ministério da Saúde e o Estado.
Ressalta que os municípios do Norte de Minas deve estar unidos, em rede, pois o primeiro caso confirmado provocará alastramento da doença em várias localidades.
Ele reforça que o Norte de Minas é o segundo maior entrocamento rodoviário do Brasil, pois recebe fluxo de veículos das BRs 122, 135, 251 e 365, quando fazem a interligação Nordeste e Sudeste. A consequência direta pode ser observada, quando dois caminhoneiros de São Paulo apresentaram os sintomas quando passavam pelas BRs 135, em Bocaiuva e 251, em Montes Claros.
Confira a lista dos municípios em estado que decretaram Situação de Emergência:
- Bocaiuva
- Bonito de Minas
- Brasília de Minas
- Buenópolis
- Claro dos Poções
- Cônego Marinho
- Coração de Jesus
- Espinosa
- Felixlândia
- Jaíba
- Francisco Dumont
- Grão Mogol
- Guaraciama
- Ibiaí
- Itacambira
- Janaúba
- Januária
- Japonvar
- Joaquim
- Felício
- Josenópolis
- Juramento
- Lagoa dos Patos
- Montes Claros
- Padre Carvalho Pirapora
- Porteirinha
- São Francisco
- São João da Lagoa
- São João do Pacui Ubaí
- Ubaí
Comentários
Postar um comentário