Coronavírus em 24 de março: Veja dados sobre a doença na área de cobertura do G1 Grande Minas


O G1 traz nesta terça-feira (24) um levantamento sobre o coronavírus na área de cobertura da Grande Minas. Os dados serão inseridos ao longo do dia conforme as informações fornecidas pela Prefeituras e pela Secretaria de Estado de Saúde. Haverá publicação de reportagens diariamente.

Os casos só são considerados oficialmente suspeitos após notificação do Ministério da Saúde. Divergências entre os números divulgados pelos Estados e o balanço do Ministério da Saúde podem ser notadas devido ao aumento significativo do volume de notificações ao ministério.

O levantamento começa com a situação de Montes Claros, maior município do Norte de MG. Os demais municípios serão colocados em ordem alfabética.

Montes Claros: A Secretaria Municipal de Saúde informou que foram notificados 90 casos, 40 foram descartados por critérios clínicos e epidemiológicos e dois foram descartados por exame laboratorial. O município aguarda o resultado de 30 exames e 20 estão agendados. Três moradores de Montes Claros estão internados e o município recebeu dois pacientes de outras cidades. Entre eles, uma criança de Bocaiuva que permanece internada no Hospital Universitário em observação. Trinta e um casos aparecem no boletim do Estado.

Araçuaí: A Prefeitura informou que tem dois casos suspeitos, que já foram notificados. Os pacientes já foram submetidos a exames e os resultados são aguardados. Um caso aparece no boletim do Estado.

Arinos: Cinco casos aparece no boletim do Estado.

Bocaiuva: Quinze casos suspeitos estão sendo investigados pelo município e cinco constam no boletim do Estado. Um deles é de uma criança que está internada no Hospital Universitário, em Montes Claros. A Prefeitura de Bocaiuva informou ao G1, nesta terça-feira, que a criança já apresenta doença pré-existente e foi transferida em estado grave. Ela já colheu material para exame do Covid-19.

Em nota, a Prefeitura de Montes Claros esclareceu que a criança tem histórico distrofia muscular e foi transferida com sintomas amigdalite e síndrome respiratória grave, "por causa desse ultimo sintoma, ela será testada no COVID-19, além de H1N1 e influenza".

Brasília de Minas: A Secretaria Municipal de Saúde investiga dez casos suspeitos de coronavírus. Quatro pacientes são de uma mesma família e tiveram contato com parentes que moram em São Paulo. Os outros são três crianças, um adolescente, um adulto e um idoso. Eles tiveram contato com pessoas que estavam em área endêmica. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar. Quatro casos aparecem no boletim do Estado.

Buritis: Dois casos suspeitos estão sendo investigados pela Secretaria Municipal de Saúde. Os dois pacientes apresentam sintomas da doença e estão em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram colhidas. Um caso aparece no boletim do Estado.

Buritizeiro: Um caso aparece no boletim do Estado.

Capitão Enéas: Dois casos aparecem no boletim do Estado.

Carbonita: A Prefeitura de Carbonita investiga um caso suspeito. A paciente é uma adolescente de 16 anos que viajou para Belo Horizonte. O caso já aparece no boletim do Estado.

Chapada do Norte: A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que monitora um caso suspeito, mas manteve sigilo sobre os dados do paciente que está em isolamento. Cinco casos aparecem no boletim do Estado.

Coração de Jesus: Dois casos aparecem no boletim do Estado.

Curvelo: A Secretaria Municipal informou que tem 26 casos em investigação e cinco foram descartados. Vinte casos aparecem no boletim do Estado.

Francisco Dumont: A Secretaria Municipal de Saúde informou que monitora dois casos suspeitos. Dois já aparecem no boletim do Estado.

Felixlândia: A Secretaria de Saúde monitora três casos suspeitos. Os pacientes são funcionários de uma empresa de reflorestamento e um deles viajou para Belo Horizonte recentemente. Eles estão em isolamento domiciliar. Os três casos já constam no boletim do Estado.

Ibiracatu: Um caso aparece no boletim do Estado.

Indaiabira: A Secretaria Municipal de Saúde acompanha dois casos suspeitos. Um caso aparece no boletim do Estado.

Inimutaba: A Prefeitura monitora um paciente e o caso aparece no boletim do Estado.

Itacarambi: Três casos são monitorados pela Prefeitura e dois casos aparecem no boletim do Estado. Segundo o município, os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Jaíba: A Prefeitura monitorava quatro casos, mas dois foram descartados. No entanto, quatro casos aparecem no boletim do Estado.

Janaúba: A Prefeitura afirma que tem 20 casos em investigação.

Januária: A Secretaria Municipal de Saúde informou que onze casos estão sendo investigados. Cinco aparecem no boletim do Estado.

Japonvar: Dois são uma criança e um idoso que viajaram para Belo Horizonte. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram coletadas amostras para exames de dois pacientes. Treze casos aparecem no boletim do Estado.

Jequitaí: A Prefeitura informou que tinha um caso suspeitos e que foi descartado. Trata-se de um homem de 30 anos, que viajou para o Distrito Federal, mas ele segue sendo monitorado pela equipe de saúde. Um caso aparece no boletim do Estado e, de acordo com o secretário de Saúde, pode ser de um morador do município que apresentou os sintomas da Covid-19 de outra localidade.

Joaquim Felício: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de uma criança de 5 anos que viajou com a família para os EUA. Ele apresentou febre e dor de garganta e está em isolamento domiciliar. Um caso aparece no boletim do Estado.

Leme do Prado: A Prefeitura informou que monitora o caso de uma pessoa que apresentou sintomas gripais após retornar de Belo Horizonte. A idade e o sexo estão sendo mantidos em sigilo, o município informou ainda que a pessoa permanece em isolamento domiciliar e recebe assistência da Secretaria de Saúde. Um caso aparece no boletim do Estado.

Medina: Dois casos aparecem no boletim do Estado.

Minas Novas: Três casos suspeitos são monitorados e os pacientes estão em isolamento domiciliar. Três casos aparecem no boletim do Estado.

Mirabela: Um homem de 36 anos morreu em Mirabela depois de apresentar uma síndrome respiratória grave, que pode ser um dos sintomas do coronavírus. De acordo com o município, ele tinha histórico de alcoolismo, não apresentou febre, não viajou para áreas de risco e também não teve contato com pessoas com suspeita da doença. Foi feita coleta de material para exame por precaução e o caso é investigado. O caso já aparece no boletim do Estado.

Pai Pedro: Um homem de 28 anos apresentou sintomas do coronavírus depois de retornar de uma viagem para São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde informou ao G1 que o material para exame foi coletado e o paciente está em isolamento domiciliar. O caso aparece no boletim do Estado.

Pintópolis: Dois casos aparecem no boletim do Estado.

Pirapora: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, um deles foi descartado após a conclusão dos exames. Trata-se de uma mulher que foi atendida na Fundação Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire com sintomas gripais depois de retornar de Portugal, conforme noticiado pelo G1. Três casos suspeitos constam no boletim do Estado.

Porteirinha: Cinco casos aparecem no boletim do Estado e são monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Rio Pardo de Minas: Um caso aparece no boletim do Estado.

Salinas: A Secretaria Municipal de Saúde investiga dois casos suspeitos que ainda não constam no boletim do Estado. O município informou que os primeiros exames deram negativo e está aguardando a contraprova. Um dos casos é de uma mulher, de 58 anos, que viajou para os EUA.

Santa Fé de Minas: Um caso aparece no boletim do Estado.

São Francisco: A Prefeitura monitora 23 pessoas, foi feita a coleta de exames de duas. Entre elas há uma família. Segundo o secretário de Saúde, algumas pessoas apresentaram sintomas após irem para outros Estados ou após o contato com pessoas que estiveram em outros Estados. Todas estão isoladas em casa e são acompanhadas. Treze casos aparecem no boletim do Estado.

São João da Ponte: Um caso aparece no boletim do Estado.

Senador Modestino Gonçalves: Um caso aparece no boletim do Estado.

Várzea da Palma: A Prefeitura monitora sete pessoas, que seguem em isolamento domiciliar e estão sendo acompanhadas pelas equipes de saúde. Todas foram submetidas a exames. Quatro casos aparecem no boletim do Estado.

Os pacientes são: Um idosa que veio de Aracaju; Um homem, de 28 anos, que teve tosse, mialgia, dispneia, cefaleia, também depois de viajar para Belo Horizonte; Uma mulher, 48 anos, do Rio de Janeiro, que estava a trabalho no município. Ela apresenta sintomas característicos de Coronavírus, como: febre, tosse, dificuldade de respirar, diarreia, mialgia, dispneia; Uma mulher, de 37 anos, que apresentou sintomas após viajar para Belo Horizonte; Uma mulher, de 32 anos, que também teve os sintomas depois de viajar para Belo Horizonte e um homem, de 44 anos, apresentou sintomas de coronavírus depois de uma viagem para Belo Horizonte.

Varzelândia: Catorze casos aparecem no boletim do Estado.

Três Marias: Três casos aparecem no boletim do Estado.

Unaí: A Prefeitura de Unaí informou que tem três casos suspeitos da doença e 14 pessoas estão sendo monitoradas. Nenhum caso aparece no boletim do Estado.

Uruana de Minas: Um caso aparece no boletim do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos

Em Brasília de Minas, jovem é preso após atear fogo na casa da mãe