Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Em Brasília de Minas, marcenaria fica destruída em incêndio

Incêndio destruiu marcenaria em Brasília de Minas
— Foto: Fernando Almeida/Arquivo pessoal

(G1) Uma marcenaria ficou destruída em um incêndio na madrugada desta terça-feira (8) em Brasília de Minas, norte do estado. Segundo o Corpo de Bombeiros de Januária, o fogo consumiu maquinários e madeiras que estavam estocadas no local.

As chamas foram controladas por moradores e carros-pipas da prefeitura. "Nós fomos acionados para atender esta ocorrência e quando chegamos lá o fogo já tinha sido extinto. As chamas derrubaram cerca de 70% do telhado do imóvel e ainda comprometeu a estrutura de alvenaria. Então, o controle rápido foi importante para evitar que o fogo atingisse outros locais", explica o cabo Niconedson Pereira dos Santos.

O proprietário disse que não havia ninguém no local no início do incêndio e afirmou ainda que todas as máquinas estavam desligadas. Os militares gastaram cerca de seis mil litros de água no trabalho de rescaldo. As causas do incêndio são desconhecidas.

"Por se tratar de madeira, é preciso verificar com maior atenção, pois o calor pode provocar a reignição das chamas facilmente. Ainda tem a serragem que, muitas vezes, apaga o fogo superficial, mas fica algumas fagulhas escondidas", diz o cabo.

O G1 tentou falar com a prefeitura para verificar detalhes do trabalho de combate às chamas, mas ninguém atendeu as ligações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira