Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

AMAMS REALIZA ENCONTRO COM GESTORES PARA DISCUTIR MEDIDAS PARA ENFRENTAR CRISE POR RETENÇÃO DE RECURSOS


Os prefeitos da Área Mineira da Sudene e os secretários e diretores municipais de Assistência Social, Educação e Saúde estarão reunidos nessa segunda-feira, 12 de novembro, em Montes Claros, para discutirem as medidas que precisam adotar para enfrentar a crise, gerada pela retenção dos recursos municipais pelo Governo do Estado de Minas, inclusive das verbas constitucionais como IPVA e ICMS. O evento é organizado pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene - AMAMS e Associação dos Municípios do Baixo Médio São Francisco - AMMESF e ocorrerá a partir das 14 horas no auditório da AMAMS em Montes Claros.

Desde fevereiro de 2017, quando o Estado começou a reter os recursos, a AMAMS tem realizado várias reuniões com os prefeitos e secretários municipais, discutindo as alternativas para as Prefeituras. A entidade colocou a disposição dos prefeitos uma minuta de ação judicial, além do assessoramento jurídico para quem deseja tomar providencias. O presidente Marcelo Felix, prefeito de Januária, salienta que todos esforços estão sendo realizados para ajudar os prefeitos a buscarem solução. Os dados atualizados mostram que o Estado deve R$ 10 bilhões aos municípios mineiros.

A AMAMS tomou a iniciativa de chamar os prefeitos e os gestores da assistência social, educação e saúde, pois nessas áreas os impactos são mais sentidos. O que preocupa é o risco dos municípios não conseguirem pagar os salários de novembro, dezembro e 13º salário.

Na reunião realizada em São João do Paraíso, com os prefeitos da microrregião do Alto Rio Pardo, foram levantadas algumas propostas, a serem discutidas com os prefeitos na segunda-feira: finalizar o ano letivo em novembro, antecipando o encerramento do período letivo; interdição da BR 251, fechar as Prefeituras, mantendo os serviços básicos e essenciais, envolver as Câmaras Municipais, intensificar a divulgação da crise, apoio da AMM e dos deputados, conscientizar a população sobre a responsabilidade do Estado, cobrar do Estado que reinicie a gestão, repassando os recursos constitucionais, conhecer a posição dos tribunais de Contas e Justiça.

Ascom | AMAMS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG