Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Em Janaúba, escola é invadida por abelhas e aulas são suspensas

Nesta sexta-feira (18), a Escola Estadual Professora Nha Gui Azevedo em Janaúba teve as aulas suspensas por conta de uma invasão de abelhas do tipo Europa. Ocorrências como estas têm sido comum na nossa região, já que é natural essa agitação, diante do aumento da temperatura associado aos desmatamentos e à ocorrência de queimadas. Isto tudo influencia o deslocamento dos enxames e até no número de insetos nas colmeias. Com este cenário, as abelhas ficam mais agitadas e agressivas. É importante que a população chame sempre os bombeiros para evitar ataques. Todo bombeiro recebe treinamento de salvamentos terrestres, incluindo a capacitação na captura de insetos; alguns treinamentos são específicos para a capacitação da técnica.

Para a apreensão das abelhas, os bombeiros utilizam técnicas que previnem o extermínio dos insetos, conforme determina a lei ambiental, e que garantem a segurança dos moradores. “A gente utiliza o roupão de apicultor, um fumegador - que atrai as abelhas para perto da colmeia - e uma caixa. É nesta caixa que a abelha rainha é colocada, pois as operárias e os zangões acompanham o movimento dela”, detalha.

As aulas retornaram na segunda-feira normalmente para todos os alunos.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo