Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Herança indesejada: Januária tem dívida de 130 milhões

(Foto: José Maria Guedes)

(Por Ricardo Soares) Uma das maiores preocupações dos novos gestores, ao assumirem este mandato 2017/2020, é com a saúde fiscal e financeira dos seus municípios. O município de Januária encomendou uma ampla auditoria nas contas públicas para verificar a real situação encontrada pelo novo governo municipal.

O resultado desta auditoria foi apresentado a toda população da cidade na quarta-feira (08), às 14 horas, no Auditório da OAB, um diagnóstico fiscal e administrativo da real situação do município. Dados preliminares encontrados em 30 dias de governo municipal apontam uma dívida aproximada de 130 milhões de reais.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças são 58 milhões da Previdência Municipal (Prevjan), 30 milhões do INSS, 10 milhões de Restos a pagar de 2016, a aproximadamente cinco mil credores, 18 milhões de precatórios, 7 milhões de dívidas Flutuantes (débito tesouraria), 4 milhões de outras dívidas (Copasa, Cemig, Pasep e etc), a soma chega a cerca de 130 milhões. O valor da dívida pode aumentar significativamente com o avançar da auditoria que será realizada.

O evento teve a participação de autoridades, vereadores, veículos de comunicação, imprensa, representantes da sociedade organizada, religioso, militar, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), movimentos sociais, conselhos municipais, servidores e a população de Januária.

O prefeito, Doutor Marcelo Felix (PSB), falou durante a apresentação dos resultados financeiros, disse que “será um desafio para todos nós superarmos esta situação. Encontramos uma dívida exorbitante de quase 130 milhões de reais nestes 30 dias de governo. É com muita garra que nós vamos à luta, com o apoio e compreensão de todos, vamos sacudir a poeira e dar a volta por cima. A nossa iniciativa é mostra a população a real situação de Januária e dar mais transparência a gestão pública municipal”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG