Prefeitura de Nova Porteirinha fortalece comércio local com capacitação sobre Inteligência Artificial e valorização da cultura

Imagem
Nova Porteirinha (MG) — Em uma noite que uniu inovação, empreendedorismo e identidade cultural, a Prefeitura de Nova Porteirinha promoveu, na última terça-feira, 29 de julho, uma importante ação de fomento ao comércio local. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), por meio da Sala Mineira do Empreendedor, trouxe como tema central a Inteligência Artificial aplicada aos negócios. A capacitação gratuita foi ministrada pelo professor Charles Cardoso, diretor de tecnologia da SEMDE, que apresentou de maneira prática e acessível como a IA pode otimizar o dia a dia de empreendedores — desde o atendimento ao cliente até o suporte na tomada de decisões estratégicas. O evento aconteceu na sala de computação da FAVAG, com o apoio institucional da faculdade, à qual a Prefeitura agradeceu pela cessão do espaço e pela parceria contínua em prol do desenvolvimento local. Tecnologia como aliada da gestão pública e do empreendedorismo A secretária municipal de...

Prefeitura de Janaúba faz remanejamento na saúde e população reclama

(Por José Ambrósio Prates) A Secretaria Municipal de Saúde realizou um remanejamento de funcionários que atuam nos postos de saúde na cidade, em situação que desagradou grande parte dos usuários do SUS, que reclamam da piora do atendimento. Os auxiliares de enfermagem e alguns enfermeiros estão sendo colocados em postos diferentes do que vinham atuando no ano passado. O prefeito Carlos Isaildon Mendes explica que a mudança ocorre para que esses postos tenham sanadas algumas carências e com isso ganhem mais eficiência no atendimento.

Os moradores atendidos nos postos de bairros Novo Paraíso, Rio Novo e Residencial Dona Lindu demonstraram insatisfação e pediram a permanência dos funcionários que vinham atendendo em suas unidades. Segundo alguns desses moradores, se for necessário poderão ocorrer manifestações para sensibilizar a Secretaria de Saúde a manter esses funcionários nos locais onde atuavam. Isaildon também disse que promoverá o mais breve possível reuniões nessas comunidades para explicar as razões das mudanças que estão sendo realizadas.


No seu primeiro ato administrativo, Isaildon criou uma Comissão Especial para em 20 dias apresentar o diagnóstico completo da situação financeira, fiscal, administrativa e contábil do município. Ele decretou que o prédio da Prefeitura de Janaúba ficasse fechado para atendimento ao público na segunda-feira, dia 2, e terça-feira, dia 3 de janeiro, justamente os dois primeiros dias de gestão, sem comprometer o desenvolvimento administrativo interno. Em seguida e ao considerar o grave momento de crise financeira em todo o país causando a redução da arrecadação habitual, situação também encontrada na Prefeitura, ele decretou Calamidade Financeira e Administrativa pelo período de 90 dias e que pode ser prorrogada por mais 90 dias.

Também contingenciou a nomeação de 20% dos cargos comissionados, ressalvados os de secretários municipais. Outras medidas adotadas foram anular as gratificações, suspensão da concessão de férias prêmio e das horas extras, durante o período de validade desse decreto. No documento consta que todo contrato temporário de prestação de serviço terá que ter a autorização do prefeito. Em outro decreto, o prefeito alerta os servidores que se encontram em desvio de função a comparecer na secretaria municipal correspondente ao seu cargo de origem ou então na secretaria de Administração, até dia 6.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo