Em Januária, esgoto não tratado tem matado crianças que convivem com falta de saneamento básico; famílias sofrem com impactos na saúde

Imagem
Informações O Tempo Na comunidade de Alegre, em Januária, no Norte de Minas Gerai s , a luta por saneamento básico atravessa gerações. A aposentada Zilda Soares dos Santos, de 62 anos, divide o mesmo teto com a filha Valdineia, 35, e o neto Eick Ravi, de apenas 3. Todos compartilham a mesma espera por um serviço que ainda não chegou: acesso a água tratada e esgotamento sanitário. Enquanto sonha com dias melhores, Zilda recorda a chegada da energia elétrica à região, no fim do século passado, e lamenta a possibilidade de morrer sem ver a comunidade atendida com saneamento. “Não estamos pedindo muito, apenas o básico. O que a gente não teve de melhor na vida, quer para os filhos e netos”, desabafa. Reflexo na saúde das crianças A ausência desse serviço essencial impacta diretamente na saúde. Dados do Ministério da Saúde, via Sistema de Informações Hospitalares do SUS, mostram que 781 crianças e adolescentes, de 5 a 19 anos, foram internados em Minas Gerais no primeiro semestre de 2025 co...

Após morte de criança em acidente, equipe do Samu é agredida no Norte de Minas

Veículo capotou no distrito de Rancharia

Uma criança de nove anos morreu em um acidente neste domingo, 8 de janeiro de 2017, no distrito de Rancharia, município de São João das Missões, na região Norte de Minas Gerais. A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Manga foi acionada por volta das 4h45 da madrugada para atendimento a uma ocorrência em código vermelho de capotamento.

Os socorristas encontraram a criança caída ao solo e fizeram todos os procedimentos necessários, mas puderam apenas constatar que ela não apresentava mais sinais vitais. Diante da situação, a central de regulação orientou os profissionais a se deslocarem até o Hospital de Itacarambi, onde o médico de plantão lavrou o atestado de óbito e autorizou a remoção do corpo para o necrotério local.


Com os ânimos exaltados, os familiares da criança teriam partido para cima da equipe do SAMU com o intuito de agredir a mãe da vítima. A mulher desmaiou e foi socorrida por funcionários do hospital.

O motorista da ambulância, que estava resguardando o veículo e o corpo da criança, também foi agredido fisicamente. A motivação das agressões não foi divulgada.
Após a contenção dos ânimos, o condutor conseguiu entrar no hospital de Itacarambi, permanecendo trancado no local.

Em seguida, a equipe de socorristas buscou abrigo na base do SAMU de Itacarambi até a chegada da Polícia Militar. Os profissionais da saúde foram escoltados até a saída da cidade, de onde seguiram com segurança em direção a Manga.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Aconteceu no Vale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira

Em Janaúba, duplo homicídio choca moradores do bairro Ribeirão do Ouro