Estudante maranhense ganha prêmio com pesquisa sobre janaúba

Imagem
Uma aluna da rede pública de ensino de Imperatriz (MA), Ana Clara Barros Almeida, de 17 anos, venceu uma feira científica nacional com um projeto que investiga o uso medicinal da planta janaúba e, com isso, garantiu a representação do Brasil em evento internacional nos Estados Unidos. Projeto premiado e reconhecimento internacional O estudo de Ana Clara foi iniciado em sala de aula e se aprofundou em laboratórios escolares, revelando potenciais terapêuticos da janaúba em determinados contextos de saúde. Com o prêmio da feira nacional, a estudante conquistou o direito de levar seu trabalho à feira internacional nos EUA, uma vitrine para jovens cientistas. Potencial da pesquisa para a saúde A abordagem da planta janaúba por Ana Clara chamou atenção por se tratar de matéria-prima com uso tradicional e possibilidade de aplicação terapêutica moderna. O projeto destaca a importância da pesquisa científica entre jovens e da valorização da biodiversidade maranhense como base para inovações. Ed...

Famílias são retiradas de casas após forte chuva em Pirapora

Algumas famílias foram retiradas de suas casas

Ruas ficaram alagadas após temporal
A forte chuva na madrugada desta quarta-feira (16) em Pirapora, no Norte de Minas, deixou várias ruas alagadas na cidade. De acordo com a Defesa Civil, choveu cerca de 150 milímetros entre a noite desta terça-feira (15) e a manhã desta quarta.

O Corpo de Bombeiros informou que atendeu pelo menos 15 chamados para vistorias por causa dos alagamentos ou enchente. Os bairros onde foram registradas as situações mais críticas, segundo a corporação, foram São Francisco, São Geraldo e Cíceros Passos. A Defesa Civil inclui ainda o Bairro Sheiknah, que fica na mesma região dos citados pelos bombeiros.


“Três famílias do Bairro Cícero Passos tiveram que deixar suas casas devido ao alagamento. Lá, duas bacias de contenção se romperam e muitas ruas ficaram totalmente alagadas. Caso necessário, estas famílias irão receber o aluguel social”, afirma o coordenador Aílson Mota Ribeiro.

O coordenador afirmou ainda que parte de um posto de saúde no Bairro Bom Jesus foi interditado por risco de desabamento do teto. “Algumas construções, onde possuem forro de gesso ou telhas com infiltração correm este risco. Para evitar problemas maiores estamos interditando parte deste posto e está autorizada a interdição a qualquer imóvel que ofereça risco”, afirma.

Os bombeiros afirmam também que pelo menos uma vistoria foi realizada em Buritizeiro, cidade vizinha à Pirapora.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga