Justiça Federal em Janaúba recebe denúncia contra cinco investigados na operação Curinga

O Tribunal de Justiça Federal em Janaúba recebeu denúncia contra cinco pessoas suspeitas de fraudarem o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A denúncia, feita pelo Ministério Público Federal (MPF), foi divulgada nesta sexta-feira (24), já que corria em sigilo, e apresentou dados da operação Curinga, realizada, em 2014, em ação conjunta do MPF, Polícia Federal e INSS.
De acordo com o MPF, foram denunciados o vice-prefeito da cidade, Antônio Idalino Teixeira (PT), os vereadores Geraldo Moreira dos Anjos (PT) e Marineide Freitas Ferreira Silva (PT), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Azul, Antônio Fernandes Tolentino, e o secretário do sindicato, Nilton Rodrigues Nunes.
A investigação aponta que “os acusados falsificavam documentos e forjavam fatos para conceder aposentadorias e outros benefícios previdenciários rurais a pessoas que não preenchiam os requisitos legais”. O prejuízo apontado na denúncia ultrapassa R$ 184 mil.
O MPF diz também que os envolvidos cometiam ainda crimes eleitorais e contra a administração pública do município de Monte Azul.
A nossa reportagem tentou falar com os acusados, mas nossas ligações não foram atendidas.

A operação
As investigações foram realizadas no ano de 2014 e identificaram que aposentadorias rurais eram concedidas irregularmente mediante pagamentos para os facilitadores da fraude e com o objetivo de captação de votos. O grupo criminoso atuava em Espinosa, Monte Azul e Montes Claros.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos