Incêndio próximo ao aeroporto de Janaúba mobiliza bombeiros e acende alerta em plena estiagem

Imagem
Na tarde desta sexta-feira, 25 de julho, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de pastagem próxima ao aeroporto de Janaúba, no Norte de Minas Gerai s , exigindo uma rápida e coordenada ação do Corpo de Bombeiros Militar da cidade. O fogo consumiu cerca de três hectares de vegetação e se aproximava perigosamente da pista de pouso e decolagem, oferecendo riscos sérios à segurança das operações aéreas. Resposta rápida evitou consequências graves A guarnição do 7º Pelotão de Bombeiros foi imediatamente acionada e contou com o reforço de duas equipes da Prefeitura de Janaúba, que disponibilizaram caminhões-pipa para o combate às chamas. Foram utilizados abafadores, mangueiras e cerca de 5 mil litros de água para controlar o incêndio. Segundo os bombeiros, foram necessários aproximadamente 40 minutos de combate ininterrupto para debelar completamente o fogo e evitar que ele alcançasse a área operacional do aeroporto. “A rápida propagação das chamas, típica do período de estiagem...

MPMG pede que obras emergenciais sejam feitas em igreja de Januária

Igreja foi construída em 1688
(Foto: Natália Jael / Inter TV)
(G1) O Ministério Público de Minas Gerais entrou com um pedido para que sejam feitas obras emergências na Igreja Nossa Senhora do Rosário, que fica em Januária e é considerada a segunda mais antiga de MG, depois que parte do telhado desabou. A estrutura, que já estava fragilizada, foi anda mais afetada depois das chuvas que atingiram a região. Em 5 de dezembro de 2015 o governador Fernando Pimentel (PT) esteve no município e anunciou que o local seria reformado, mas nada foi feito.
“Tem 10 anos que ela está fechada, nós licitamos e a obra vai começar agora, já estamos abrindo a licitação e já estão sendo feitas a entrega das propostas. A obra vai começar no início do ano que vem”, disse o governador na época.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi construída em 1688 e passou por poucas intervenções, a última ocorreu há 20 anos, as telhas foram trocadas por outras mais fortes e pesadas, mas a estrutura do telhado continuou sendo a mesma.
"Em dezembro [de 2015] quando o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) esteve aqui o teto já estava torto, filmaram e disseram que em janeiro viriam. Eu saí de férias e quando voltei em fevereiro, vim aqui e não tinham mexido em nada”, fala o bispo José Moreira da Silva.
“O coração está doendo, a gente esperava ver ela bonita", fala a moradora Cirila Ferreira da Silva, de 83 anos. “Eu acho que foi uma tragédia porque isso não podia ter acontecido aqui”, diz o neto dela, Emanuel Neres da Silva, de 10 anos.
Antes de enfrentar o problema com o telhado, a igreja estava sendo alvo de criminosos, que frutaram até o sino, que fica na torre.
“Fizemos um novo pedido de liminar para que os requeridos compareçam lá imediatamente, já que alguns elementos histórico-culturais não foram destruídos, o altar, que é valiosíssimo, as paredes, que ainda estão intactas. Ainda está em tempo de tomar providencias para que não haja dano irreparável”, destaca o promotor Lucas Trindade. São réus a Prefeitura, o IEPHA, a Igreja e o Estado.
Trindade explica que antes deste pedido, foi feito outro, depois que representantes da igreja foram até o MP informando que observaram o deslocamento do telhado.
Em nota, o IEPHA informou que estão assegurados os R$ 750 mil para as obras da igreja. Uma licitação para a reforma está sendo elaborada e representantes do órgão farão uma visita no local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo