Prefeitura de Nova Porteirinha inaugura Coworking Maker em parceria com a FAVAG e lança série sobre empresários locais

Imagem
Na noite desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Nova Porteirinha e a Faculdade Vale do Gorutuba (FAVAG) oficializaram uma parceria inédita para impulsionar a inovação, a economia criativa e o empreendedorismo no município. O resultado é o Coworking Maker Nova Porteirinha, um espaço moderno e colaborativo que funcionará na sede da FAVAG, voltado para apoiar projetos e startups nas áreas de artesanato digital, empreendedorismo cívico e desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. O ambiente será equipado com recursos de última geração, incluindo máquina de corte a laser e fresadora CNC, permitindo a criação de protótipos e a produção de peças personalizadas. Além da infraestrutura, o projeto oferecerá workshops, palestras, mentorias, oportunidades de networking e suporte técnico para empreendedores e jovens inovadores. Durante o evento, a prefeita Elbe Figueiredo Brandão destacou o impacto estratégico da iniciativa: “Estamos criando um ambiente fértil para que a inovação floresça em...

Janaúba de fora: Taiobeiras, Mato Verde, Salinas e Serranópolis se destacam em ranking de educação

Quando o assunto é Educação, algumas cidades brasileiras ganham destaque por seu desempenho bem acima da média nacional em oportunidades na área. No entanto, elas são exceção no contexto brasileiro, segundo dados do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O índice leva em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.
Considerando todas as redes municipais de ensino, público ou privado, onde estudam todas as crianças e adolescentes em idade escolar (0 a 17 anos), o país ainda deixa a desejar. A nota geral do Brasil é de apenas 4,5 pontos em uma escala de 0 a 10.
As cidades que você vê nesta lista superam a média nacional, mas ainda estão longe do ideal.
Com 201 mil habitantes, Sobral (CE) é a primeira do ranking de qualidade na Educação. No entanto, em uma escala de 0 a 10, o município teve um desempenho mediano: ficou com 6,1 pontos.
De acordo com Veveu Arruda, prefeito do município, os investimentos na qualificação dos docentes, no planejamento pedagógico e a ampliação da gestão escolar explicam o resultado acima da média. “Hoje, cada aluno tem um tutor que o ajuda a construir seu plano de vida e carreira", afirmou.
Um dos focos da atual gestão, explica, é a educação integral. Até o momento, duas escolas que seguem este modelo – outras 11 devem ser inauguradas até o final de 2016.
Na tabela abaixo, você vê as 500 cidades que, ainda estão longe do ideal, mas oferecem mais oportunidades educacionais do que a média do Brasil.
No Norte de Minas as cidades que mais se destacaram foram: Taiobeiras, que ficou na 67ª posição no ranking, Mato Verde, 178ª posição, Salinas, 229ª posição, Serranópolis de Minas, 295ª posição, Rio Pardo de Minas, 297ª posição e Porteirinha, 332ª posição. A cidade de Janaúba segunda maior cidade do Norte de Minas não figura entre as 500 cidades melhores em educação. A cidade que conta com um bom polo universitário deixa a desejar na educação básica de qualidade.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Revista Exame

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira