Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Janaúba sob suspeita: Norte de Minas apresenta 7 casos de microcefalia

Montes Claros tem 37 casos de pessoas com suspeita de estarem infectados com o zika vírus, e outros 33 com suspeita de dengue. Os resultados laboratoriais estão sendo esperados. De acordo com o chefe da Vigilância Epidemiológica, Rafael Majuste, o material coletado dos pacientes foi encaminhado ao Rio de Janeiro, onde o Ministério da Saúde concentrou os exames de zika vírus, enquanto os de Dengue estão sendo examinados aqui mesmo no norte de minas. Desde o mês de dezembro do ano passado foram registrados sete casos suspeitos de microcefalia no Norte de Minas, sendo um em Janaúba e outros seis em Montes Claros.
Na reunião dessa semana, foram apresentados os dados do Norte de Minas, onde o município de Capitão Enéas tem os piores indicadores, com 165 casos notificados e 1.108% de infestação para cada 100 mil habitantes. Francisco Sá tem 95 casos, sendo 12 confirmados e 360% de infestação; Padre Carvalho com 25 casos e 403%; Santa Cruz de Salinas, com 18 casos e 408% de infestação; Monte Azul com 51 casos e 230% de infestação e Bocaiuva com 52 casos e 105%.
O secretário municipal de Saúde de Capitão Enéas, Alder Martins, afirma que o maior índice ocorreu no bairro Morada do Sol, que registra 5,3% de infestação, enquanto a média da cidade é de 2,8. Outros bairros tiveram índice abaixo do esperado, com 0,9% de infestação. Ronildo Barbosa dos Santos, coordenador de Vigilância Ambiental de Francisco Sá, explica que a média do município é de 1,3% de infestação, mas em razão da estiagem, a população decidiu armazenar água como era possível. Com isso, cresceu o risco de larvas do mosquito.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: Gazeta Norte Mineira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG