Na batida da sustentabilidade: Projeto “Música que Transforma” emociona Nova Porteirinha com entrega de instrumentos musicais

Imagem
A manhã deste sábado, 23 de agosto, foi marcada por emoção, cultura e integração comunitária em Nova Porteirinha. O Ginásio Poliesportivo recebeu famílias, convidados e autoridades para a cerimônia oficial de entrega dos instrumentos do Projeto “Música que Transforma”, uma iniciativa que une educação, sustentabilidade e inclusão social. O projeto é fruto da parceria entre a Prefeitura de Nova Porteirinha, a Bio World e o Projeto Canaã, com apoio e incentivo da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE-MG), atendendo a uma demanda do deputado estadual João Vitor Xavier. A Câmara Municipal também apoiou a realização da iniciativa. Música como ferramenta de transformação O ponto alto do evento foi a primeira apresentação das crianças atendidas pelo projeto. Ao som de seus primeiros acordes, o público se emocionou e reconheceu a força da música como ferramenta de transformação social. Para os organizadores, a entrega dos instrumentos representa não apenas a abertura de caminhos...

Chuva constante no Norte de Minas muda aspecto do Rio São Francisco e Bico da Pedra sobre 1,40

(Por Ivo Júnior) A chuva constante dos últimos dias fez com que o rio São Francisco voltasse ao seu leito normal na região de Pirapora, no Norte do Estado.
A imagem do rio com a tradicional ponte de ferro ao fundo, um dos cartões postais do Velho Chico, próximo ao porto, voltou a ter mais água do que pedras nesta semana.
Mesmo assim, os ambientalistas esperam mais chuvas para recuperar o nível do reservatório da usina hidrelétrica de Três Marias afastando de vez o risco de colapso no sistema, de abril e novembro.
"Nos últimos 4 anos a região sofreu os efeitos da seca. O Rio São Francisco perdeu boa parte de sua vazão, Três Marias reduziu sua geração energética, a pesca e o projeto de fruticultura irrigada foram afetados, o abastecimento da cidade teve que ser reforçado pelo SAAE e as comunidades rurais passaram por muitas dificuldades, ao ponto do município ter reconhecida sua situação de emergência", lembrou o Prefeito Léo Silveira, citando que os serviços de previsão do tempo apontam mais chuvas para Pirapora e toda região Norte Mineira.
Em Janaúba a situação não é diferente. As fortes chuvas que caem na região de Francisco Sá vem ocasionando várias cheias no Rio Gorutuba que abastece a barragem do Bico da Pedra. Somente nas últimas vinte quatro horas o nível da barragem recuperou 50 centímetros, perfazendo assim um total acumulado no mês de Janeiro de 1,40 metro de água. Em Janaúba caiu 41 milímetros de chuvas somente nas ultimas vinte quatro horas. A previsão para essa quinta feira é mais 35 milímetros de precipitação.
De acordo com informações do site meteorológico Clima Tempo as chuvas continuam ao longo dessa semana, se estendendo até a próxima quinta feira, 28 de janeiro. Esse é o mês de janeiro que mais choveu na cidade nos últimos anos. Com a continuação das chuvas como está previsto a expectativa é que a barragem Bico da Pedra saia do volume morto para a irrigação, volume em que ultrapassou desde setembro de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira