Grande conquista para Minas Gerais: articulação do prefeito Amâncio Oliva garante investimentos históricos para a revitalização do Rio São Francisco e abastecimento de água no Norte de Minas

Imagem
Minas Gerais celebra um marco histórico em prol do desenvolvimento sustentável e da dignidade do povo mineiro. Graças ao empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, serão investidos R$ 364 milhões na revitalização das bacias do Rio São Francisco e do Alto Paranaíba, além de R$ 20 milhões destinados à ampliação do acesso à água potável para milhares de famílias em diversas regiões do estado. Mas por trás dessa grande conquista, há também forte articulação regional liderada pelo prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, que tem se destacado como uma voz firme e atuante em defesa dos municípios do Norte de Minas. Liderança regional que transforma Presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco (COMSAF), Amâncio Oliva desempenhou papel fundamental na união de forças e no diálogo entre os municípios, o Governo Federal e o Congresso Nacional. Graças a essa liderança articuladora, o inve...

Norte de Minas: Escassez de água já começa a provocar desespero

(Ivo Júnior) Algumas reportagens assombraram a população de Montes Claros e do Norte de Minas, nesta semana. A crise hídrica já beira ao desespero. Matéria do jornal Estado de Minas sob o título “Afluentes do Rio São Francisco secam pela primeira vez” revela o avanço da seca e da desertificação no extremo Norte do Estado. Rios como o Pacuí, Jequitaí, Guavinipã, São Domingos, Juramento e Córrego do Onça estão secando e ameaçando o abastecimento de água nas cidades de Montes Claros, Bocaiuva, Juramento, Guaraciama e Francisco Sá. Na última quarta-feira (7/10), ambientalistas e participantes do II Congresso Universitário Internacional Vidas Áridas foram conferir in loco a dramática situação do Rio Verde Grande, que está cortado em vários trechos.
Outra reportagem assustadora foi produzida pela InterTV/G1 Grande Minas. A Barragem de Juramento, que compõe o Sistema Verde Grande e é responsável por 70% do abastecimento de água de Montes Claros, atingiu 28% da sua capacidade nesta semana. É o pior índice desde 1982, ano do início da operação do reservatório, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Já o jornal O Tempo trouxe em sua edição dessa sexta-feira (9/10) matéria relatando o drama dos municípios com decretos de situação de emergência em vigor na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) por causa da seca. Apesar disso, alguns prefeitos alegam que não estão recendo apoio do governo para lidar com as adversidades causadas pela anomalia.
Em Janaúba a situação não é diferente, diversos trechos do Rio Gorutuba que alimenta a Barragem Bico da Pedra já está totalmente seco. Por mais que a população tenha a falsa impressão de que ainda existe muita água no lago da barragem, a situação é bem diferente. Vale lembrar que existe o assoreamento natural, que já reduziu muito a capacidade de armazenamento. Ainda é preciso analisar que a barragem libera água para irrigação, para o consumo humano e ainda para manter a alimentação do Rio Gorutuba, sem, portanto estar sendo abastecida pelo rio acima do lago. Nesta terça feira 15 de Outubro o nível atingiu 95 centímetros, quase um metro abaixo do marco inicial do volume considerado morto. Enquanto isso a temperatura continua subindo.
Os mineiros podem se preparar para enfrentar muito calor e baixa umidade do ar nesta semana. Uma massa de ar quente está atuando em Minas Gerais, o que impede a aproximação de frentes frias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os termômetros vão marcar temperaturas elevadas que podem superar os 40º C. Nesta quarta-feira, a temperatura ficou em 33º C em Belo Horizonte, porém a capital mineira está em estado de alerta por causa da baixa umidade, que chegou a 20%. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta para o tempo seco até a próxima sexta-feira.
Os dias ensolarados devem continuar até a próxima semana. Não há previsão de chuva. “A massa de ar seco está atuando e vem impedindo a chegada de outras frentes. Por isso, teremos o predomínio de dias quentes e baixa umidade do ar. Em algumas cidades, pode chegar até 10%”, explica o meteorologista Cleber Souza, do 5º Distrito do Inmet. Nesta quarta-feira, os termômetros já marcaram temperaturas altas nos municípios mineiros. A maior foi registrada em Ituiutaba, na Região do Triângulo mineiro e em Janaúba e outros municípios do Norte de Minas, os termômetros marcaram 38ºC e a umidade chegou a 25%. Ao longo da semana, municípios do Triângulo, Norte e Noroeste podem ter temperaturas acima de 40 ºC.
Para esta quinta feira a previsão para Janaúba é de 37º C, temperatura essa que foi atingida as 14h00minh, nesse horário a Umidade Relativa do Ar marcava 17%. Para a sexta feira sobe um pouco mais, chegando a atingir 39º C. Porém a previsão pior é para o sábado, que deve ser de 40º C. Além das altas temperaturas, os meteorologistas alertam para o alto índice de radiação solar e a baixa umidade que podem causar danos a pele devido à exposição e problemas cardiorrespiratórios, respectivamente. Para completar só existe uma pequena possibilidade de chuva na quinta feira da próxima semana, porém apenas 2mm de precipitação, o que é quase nada para uma região que necessita urgentemente de chuvas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga