Norte de Minas tem cinco eleitos deputados estaduais e três federais
![]() |
Candidatos eleitos a deputado estadual; Arlen Santiago, Carlos Pimenta, Gil Pereira, Paulo Guedes e Tadeuzinho |
O petista Paulo Guedes foi o mais bem votado do Estado, 164.831 votos. Ele é professor, natural de São João das Missões, tem 44 anos e vai ocupar o terceiro mandato consecutivo como deputado. Iniciou a vida política em Manga, onde cumpriu três mandatos como vereador. No mesmo município, foi presidente da Câmara por duas vezes e presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams). Em 2003, assumiu a Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-MG). A principal região de atuação política é o Norte de Minas.
O quarto mais bem votado em Minas Gerais foi Gil Pereira, com 104.730 votos. Ele irá exercer o sexto mandato consecutivo na Assembleia de Minas. Nasceu em Montes Claros, tem 53 anos e formação em Administração de Empresas. Iniciou a vida pública como vereador em Montes Claros, em 1988. Foi secretário municipal de Governo do Prefeito Mário Ribeiro e presidente da Câmara Municipal. Em 2011, foi chamado pelo governador Antonio Anastasia para ocupar o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (SEDINOR), no qual permaneceu até abril de 2014. As principais regiões de atuação política são o Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Entre os 10 mais votados em Minas Gerais, o último foi Arlen Santiago, com 92.508 votos. Ele tem 60 anos, é médico e advogado. Natural de Montes Claros, vai ocupar o quinto mandato consecutivo. Foi vice-prefeito de Montes Claros, presidiu a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) em dois mandatos, foi prefeito de Coração de Jesus, tesoureiro da Executiva Estadual do PTB e presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems). A principal região de atuação política é o Norte de Minas
Também foi reeleito Carlos Pimenta, com 47.876 votos, que apesar de ser natural de Belo Horizonte, mora há muitos anos em Montes Claros. Prestes a completar 60 anos, é médico e vai ocupar o sexto mandato seguido. Foi secretário municipal de Governo da Prefeitura de Montes Claros, vereador por três mandatos e presidente da Câmara Municipal, além de ser Secretário de Estado do Trabalho e Emprego. As principais regiões de atuação política são Norte de Minas, Jequitinhonha e Mucuri.
O deputado Tadeuzinho, que também é natural de Montes Claros, foi eleito com 47.535 votos. Ele tem 28 anos é estudante de Direito e irá exercer o segundo mandato consecutivo. Na primeiro mandato, com 24 anos, foi o mais jovem da Assembleia. A principal região de atuação politica dele é o Norte de Minas.
Entre os deputados estaduais não eleitos e que são do Norte de Minas estão Ana Maria (PSDB), Claúdio Prates (PTB), Claudim (PPS) e Luiz Henrique (PSDB).
![]() |
Candidatos eleitos a deputado federal; Raquel Muniz, Laudívio Carvalho e Patrus Ananinas |
O Norte de Minas terá apenas três representantes na Câmara dos Deputados; Raquel Muniz (PSC), Patrus Ananias (PT) e Laudívio Carvalho (PMDB).
Raquel Muniz é casada com o prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, é médica e foi eleita com 96.073 votos. Ela já foi candidata a deputada estadual, em 2010.
Foram eleitos também Patrus Ananias, natural de Bocaiuva, com 147.175 votos. Ele tem 62 anos, é servidor público, foi candidato a prefeito de Belo Horizonte em 2012 e a vice-governador em 2010.
O jornalista Laudívio Carvalho, que também nasceu em Bocaiuva, foi eleito com 98.762 votos.
Os deputados Jairo Ataíde (DEM) e Humbero Souto (PPS), que estavam como suplentes na última legislatura, e conseguiram 19.273 e 70.924 votos respectivamente, não conseguiram se eleger.
Comentários
Postar um comentário