Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Apagão gera prejuízos em Janaúba

As cidades de Janaúba, Nova Porteirinha e a zona rural de Porteirinha, Norte de Minas Gerais, estão sem energia elétrica há mais de nove horas nesta terça-feira (5). Moradores da região reclamam do prejuízo que a falta de energia causa aos comércios locais.
O empresário Sérgio Marmilicz tem 100 pontos de distribuição de sorvetes em Janaúba. Desesperado, ele lamenta o prejuízo desta terça-feira. “É um absurdo o que está acontecendo. Não tenho palavras para descrever o prejuízo. É lamentável. Justamente em um período em que temos quedas nas vendas acontece tamanho prejuízo”, diz.
Marmilicz afirma que o problema já ocorreu outras vezes, mas nunca conseguiu ressarcimento financeiro. Agora, com a perda incalculável, o empresário pensa até mesmo em deixar a cidade. “Liguei na Cemig e eles me mandaram fazer um Boletim de Ocorrência. Sei que não vai dar em nada. Por isso, penso até mesmo deixar o comércio de Janaúba e ir tentar em outra região”, afirma.
A energia voltou parcialmente em alguns pontos da cidade no início da noite desta terça-feira. A funcionária de uma autoescola da cidade afirma que somente as 18h foi iniciar os trabalhos na empresa. “O dia ficou todo perdido. Só podemos ligar os computadores no início da noite”, afirma Luana Caroline.
Segundo o jornalista Fernando Lucas, a Cemig entrou em contato para que fosse anunciada a falta de energia no jornal local, mas devido ao problema não foi possível fazer o comunicado. “Agora noite que a energia voltou parcialmente. Nem nas redes sociais pude publicar algo a respeito”, afirma Lucas.
De acordo com a Cemig, a falta de energia elétrica foi causada por problemas no transformador da subestação que atende os municípios. Além das residências, hospitais e a Companhia da Polícia Militar também foram afetados.
A Cemig informou ainda que equipes trabalham para reestabelecer a energia a todos os consumidores ainda nesta quarta-feira (6). Para isso, foi providenciada a instalação de uma subestação móvel. A unidade já se deslocou de Belo Horizonte.
Ainda segundo a Cemig, algumas manobras na rede foram feitas e geradores de energia estão sendo disponibilizados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG