Tecnologia a serviço da vida: Serranópolis de Minas avança no combate ao Aedes aegypti

Imagem
A Prefeitura de Serranópolis de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um passo firme e inovador na proteção da saúde pública ao realizar, nesta segunda-feira (12/01), o segundo mapeamento aéreo com uso de drones para identificar focos do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa integra a política de prevenção e vigilância da Administração Construindo o Presente para Transformar o Futuro, liderada pelo prefeito Marcão (PT), e demonstra como o município vem aliando tecnologia, planejamento e cuidado com as pessoas para enfrentar desafios históricos da saúde coletiva. Olhar estratégico do alto, ação efetiva no chão Com o apoio dos drones, as equipes técnicas conseguem mapear áreas de difícil acesso, identificar possíveis criadouros e traçar rotas de atuação mais precisas e eficientes. A partir dos dados coletados, os agentes de endemias iniciam imediatamente o tratamento e a eliminação dos focos, utilizando larvicidas seguros, que respeitam o m...

Apagão gera prejuízos em Janaúba

As cidades de Janaúba, Nova Porteirinha e a zona rural de Porteirinha, Norte de Minas Gerais, estão sem energia elétrica há mais de nove horas nesta terça-feira (5). Moradores da região reclamam do prejuízo que a falta de energia causa aos comércios locais.
O empresário Sérgio Marmilicz tem 100 pontos de distribuição de sorvetes em Janaúba. Desesperado, ele lamenta o prejuízo desta terça-feira. “É um absurdo o que está acontecendo. Não tenho palavras para descrever o prejuízo. É lamentável. Justamente em um período em que temos quedas nas vendas acontece tamanho prejuízo”, diz.
Marmilicz afirma que o problema já ocorreu outras vezes, mas nunca conseguiu ressarcimento financeiro. Agora, com a perda incalculável, o empresário pensa até mesmo em deixar a cidade. “Liguei na Cemig e eles me mandaram fazer um Boletim de Ocorrência. Sei que não vai dar em nada. Por isso, penso até mesmo deixar o comércio de Janaúba e ir tentar em outra região”, afirma.
A energia voltou parcialmente em alguns pontos da cidade no início da noite desta terça-feira. A funcionária de uma autoescola da cidade afirma que somente as 18h foi iniciar os trabalhos na empresa. “O dia ficou todo perdido. Só podemos ligar os computadores no início da noite”, afirma Luana Caroline.
Segundo o jornalista Fernando Lucas, a Cemig entrou em contato para que fosse anunciada a falta de energia no jornal local, mas devido ao problema não foi possível fazer o comunicado. “Agora noite que a energia voltou parcialmente. Nem nas redes sociais pude publicar algo a respeito”, afirma Lucas.
De acordo com a Cemig, a falta de energia elétrica foi causada por problemas no transformador da subestação que atende os municípios. Além das residências, hospitais e a Companhia da Polícia Militar também foram afetados.
A Cemig informou ainda que equipes trabalham para reestabelecer a energia a todos os consumidores ainda nesta quarta-feira (6). Para isso, foi providenciada a instalação de uma subestação móvel. A unidade já se deslocou de Belo Horizonte.
Ainda segundo a Cemig, algumas manobras na rede foram feitas e geradores de energia estão sendo disponibilizados.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira