Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Minas registra mais de 125 mil casos de dengue e 70 mortes pela doença

Os números da dengue em Minas Gerais aumentam a cada semana. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o momento 351.026 notificações já foram registradas - 125.618 delas representam casos já confirmados. Em uma semana, mais cinco pessoas morreram em decorrência da epidemia, elevando para 70 o total de óbitos. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti estão dentro dos domicílios.
Das últimas cinco mortes registradas nesta semana, quatro são de homens. Entre eles está um jovem de 29 anos, do município de Aimorés, no Vale do Rio Doce; um homem de 74 anos, da cidade de Ipanema, na mesma região. Outra vítima, morador de Cláudio, na Região Centro-Oeste de Minas, tinha 34 anos; além de um idoso de 91 anos, que residia em Uberaba, no Triângulo Mineiro, município que já contabiliza 15 mortes. Uma mulher de 60 anos morreu em Mamonas, na Região Norte de Minas.
Ainda segundo a SES, a circulação do sorotipo DEN-4, que não atuava em Minas há três décadas, deixa a maior parte da população com menos de 30 anos suscetível à infecção pelo vírus. O órgão afirma que, historicamente, a maior concentração no número de casos de dengue ocorreu entre os meses de novembro e maio, devido às condições climáticas favoráveis.Entre os municípios com maior número de casos notificados neste ano, Betim está em primeiro lugar, com 23.084, seguido de Uberaba, com 19.584 casos e Coronel Fabriciano, com 6.454. Apenas neste ano, o número de doentes confirmados no estado já ultrapassa os casos totais de 2012, 2011, 2009 e 2008. Só em 2010 é que foram registrados mais pacientes contaminados, um total de 194.636.

Veja a lista dos municípios onde pessoas já morreram por dengue em 2013:
Uberaba (15), Uberlândia (2), Juiz de Fora(1),Mamonas (1),Carangola (2), Frei Gaspar (1), Buritizeiro (1), Ituiutaba (2), Ipanema (2), Teófilo Otoni (5), Cataguases(1), Pirapetinga (1), Pirapora (1), São Geraldo do Baixio (1), Montes Claros (3), São João da Ponte (1), Cláudio(1), Carneirinho(1), Campos Altos (1), Contagem (3), Muriaé (3), Sete Lagoas (3), Sacramento(1), Aimorés(1), Itaúna (1), Belo Horizonte (4), Pedro Leopoldo( 1), Santa Luzia (2), Águas Formosas (1), Santa Margarida(1), Carlos Chagas (1), Bocaiúva (1), Ubaporanga (1), Nova Serrana(1),Conquista(1),Itambacuri(1).



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG