Varzelândia faz história na saúde: mutirão com mais de mil exames marca encerramento do Novembro Azul e confirma a revolução liderada pelo prefeito Amâncio Oliva

Imagem
Varzelândia encerrou novembro com um feito memorável e que já entra para a história da saúde pública do município. A Prefeitura, por meio da Administração Do Povo Para o Povo, liderada pelo prefeito Amâncio Oliva, e sob a condução técnica e estratégica do secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Henrique Rabelo, realizou no último sábado do mês de novembro o maior mutirão de prevenção ao câncer de próstata já registrado na cidade. A ação, que marcou o encerramento do Novembro Azul, mobilizou todas as equipes da Secretaria Municipal de Saúde e alcançou um resultado extraordinário: mais de mil exames de PSA realizados, número nunca antes visto em Varzelândia. Um mutirão histórico: prevenção, acolhimento e acesso garantido Durante toda a última semana de novembro, a Secretaria de Saúde intensificou as ações voltadas ao cuidado da saúde do homem. O grande mutirão do sábado reuniu profissionais de todos os PSFs da zona urbana e rural, assegurando que nenhum cidadão ficasse de fora. Foram ofe...

Força Tarefa contra a dengue chega ao município de Espinosa

As ações de mobilização serão realizadas no município no período de 04 a 15 de março
O município de Espinosa, região Norte do Estado, recebe nesta semana as ações da Força Tarefa de combate à dengue. Realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com prefeitura municipal, as ações serão realizadas no período de 04 a 15 de março, com participação dos mobilizadores da Força Tarefa, agentes de endemias e a comunidade local. O objetivo é realizar o controle vetorial e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti na área urbana do município.
Com população de cerca de 31 mil habitantes, Espinosa está localizada a 690 km da capital mineira. A cidade possui clima é quente e no ano passado registrou 101 casos de dengue, o que motivou a ação da Força Tarefa, para que nesse ano a doença seja controlada, através das ações de prevenção. Neste ano, o município registro 6 casos de dengue.
A ação da Força Tarefa contará com a participação da equipe de mobilização social que, com o apoio do Dengue Móvel e do Dengômetro, recolherá o material reciclável (pneus, pet e lata) separados pela população, que será trocado por material escolar. A ação de troca será realizada nos dias 15 e 16 e março (sexta-feira e sábado), de 9h às 15h.
O Dengômetro é um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Instalado em pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social, no Dengômetro, equipe treinada pela SES-MG alerta sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.
O Dengue Móvel, por sua vez, é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG