Modernização é necessária

Excesso de velocidade, pista não duplicada, cansaço e monotonia da estrada. As hipóteses para o acidente que ocorreu na manhã do último sábado (29) entre as cidades de Porteirinha e Janaúba, ainda são muitas e talvez nunca se conclua o que de fato ocorreu - já que todos os ocupantes dos veículos morreram e não há testemunhas (veja mais sobre a tragédia na página anterior). No entanto, a maioria de acidentes automobilísticos pode ser evitada com investimento em conscientização dos motoristas e modernização das estradas, conforme explica o especialista em trânsito Silvestre Andrade. "Os estudos atuais mostram a necessidade, por exemplo, de que longos trechos de reta (como os da estrada onde ocorreu o acidente) sejam intercalados com curvas suaves, para quebrar a monotonia da via. Porém, a maioria das estradas brasileiras foi construída nas décadas de 50, 60 e 70, quando ainda não se tinha esse conhecimento. Há uma defasagem tecnológica clara entre como os veículos evoluíram e as estradas, não. Do ponto de vista de segurança, isso é ruim", analisa. 
Andrade também alerta que outra questão fundamental é sempre dirigir descansado, já que, somados, pista monótona e fadiga são fatores que podem distrair o motorista. "Têm-se discutido muito essa nova lei que obriga os caminhoneiros a pararem de quatro em quatro horas, mas ela está muito adequada. Aliás, essa não é uma recomendação só para quem dirige profissionalmente: qualquer pessoa deve descansar em viagens longas. O ideal é que nenhum condutor dirija mais que de oito a dez horas por dia, mas é difícil regulamentar isso", destaca (no acidente de ontem, um dos veículos já havia trafegado por 1.160 km). 
Segundo o especialista, o investimento em dispositivos de segurança nas estradas também pode contribuir para a diminuição de graves acidentes. Em alguns casos, isso seria tão adequado quanto a duplicação da via. "Canteiros centrais, por exemplo, são mais eficientes em evitar acidentes onde a pessoa cochila e deixa o veículo invadir a contramão. De toda forma, a duplicação pode contribuir para evitar colisões frontais porque dá mais espaço para possíveis manobras. O problema é que muitos motoristas também tendem a correr mais em trechos de pista melhor", diz.




Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

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