Amâncio Oliva lidera avanço histórico no Vale do São Francisco: COMSAF lança sistema de potabilização que levará água tratada para mais de 2 mil famílias ribeirinhas

Imagem
O Vale do São Francisco vive um dos momentos mais importantes de sua história recente — e a frente dessa transformação está o prefeito de Varzelândia e presidente do COMSAF, Amâncio Oliva, cuja atuação firme, técnica e comprometida tem reposicionado o consórcio como uma das maiores forças administrativas da região. No último sábado, 29 de novembro, o COMSAF — Consórcio Intermunicipal Multifinalitário de Gestão Pública do Vale do São Francisco — esteve no quilombo da Palmeirinha, em Pedra de Maria da Cruz, para apresentar oficialmente o Projeto de Potabilização da Água, uma iniciativa inovadora que vai levar água tratada diretamente para dentro das casas de mais de duas mil famílias ribeirinhas. A comitiva contou com a presença do deputado estadual Ricardo Campos, do secretário-executivo do COMSAF, Agmar do Quilombo e de diversas lideranças políticas locais. Mas foi Amâncio Oliva quem conduziu o momento com a autoridade de quem conhece os desafios da região e trabalha diariamente para s...

Projeto aproxima estudantes de Agronomia em Janaúba

Inserir a formação acadêmica à realidade do homem do campo do Norte de Minas e, ao mesmo tempo, buscar as soluções para os problemas comuns nas comunidades rurais.
Com esse objetivo, 23 estudantes do 9º período do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) estiveram reunidos com os presidentes das associações rurais de Barroquinha, Paus Altos, Baixa da Colônia e Boi Velhaco, localizadas em Janaúba (Norte de Minas), para o início de um trabalho ao longo do semestre que inclui visitas às propriedades.
 Naquele município, a Unimontes conta com um campus avançado com a oferta dos cursos de Agronomia e Zootecnia. O encontro foi realizado na última semana, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e integra as atividades práticas da disciplina Extensão Rural, ministrada pela professora Lize de Moraes da Cunha. Os acadêmicos tiveram acesso a informações sobre a realidade das comunidades – como conquistas e limitações. Até o final de marco, cada uma dessas comunidades – a maioria de agricultores familiares – receberá visitas técnicas dos acadêmicos para acompanhamento dos métodos de produção.


COMPARTILHAMENTO
Na oportunidade, os líderes rurais ressaltaram a iniciativa dos futuros engenheiros agrônomos em atender parte das demandas das comunidades, através da apresentação de novas técnicas de exploração agrícola. Além disso, os acadêmicos compartilharam com os agricultores os conhecimentos obtidos ao longo da graduação e demonstraram entusiasmo com a ação de reconhecimento das necessidades do homem do campo da região.
 Segundo a professora Lize de Moraes, a partir de uma metodologia participativa, o reconhecimento das realidades locais foi delimitado para estabelecimento de estudos de caso com acompanhamento técnico e extensionista dos professores da Unimontes – em cada uma das visitas previamente agendadas para o próximo mês.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Escândalo no Consórcio da Serra Geral: Polícia desmantela fraude em licitação sob gestão de Ricardo de Minga

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG