Bancários do Norte de MG encerram greve, mas Caixa permanece fechada

(G1) Após mais de um mês de paralisação, parte dos bancários do Norte de Minas Gerais volta ao trabalho nesta sexta-feira (7). Segundo o sindicato que representa a categoria, os profissionais dos Bancos do Brasil, Nordeste e privados aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos. Apenas a Caixa Econômica Federal segue em greve. Uma assembleia foi realizada na noite dessa quinta (6).

A terceira oferta apresentada pela Fenaban (Federação Nacional do Bancos) na noite de quarta-feira foi de reajuste de 8% em 2016 e abono de R$ 3.500. A proposta também inclui aumento de 10% no vale refeição e no auxílio-creche-babá e de 15% no vale alimentação. Os bancos também se comprometeram a garantir aumento real de 1% em todos os salários e demais verbas.

O acordo proposto pelos bancos tem validade de dois anos. Para 2017, os salários serão reajustados pela inflação (INPC/IBGE), mais 1% de aumento real.

Segundo o último balanço divulgado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Montes Claros e região, das 124 agências do Norte de MG, 81 tiveram os serviços afetados.

No primeiro dia de greve, dia 6 de setembro, profissionais de 27 agências do Norte de MG aderiram à paralisação, que foi mais longa do que a realizada pelos bancários no ano passado, que durou 21 dias. Segundo a Contraf-CUT, a greve mais longa da categoria na história foi em 1951 e durou 69 dias. Nos últimos anos, a greve de maior duração ocorreu em 2004, com 30 dias.

Em Montes Claros, o G1 mostrou que a greve afetou o movimento em casas lotéricas, que chegou a aumentar em mais de 40%; e nos Correios, onde o aumento foi ainda maior e chegou a 400%. Muitas pessoas também reclamaram que não conseguiram fazer os serviços bancários, como saques e depósitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos