Cidades do Norte e Centro de MG têm apenas um candidato a prefeito

Inimutaba tem apenas um candidato a prefeito nestas eleições

Eleitores de duas cidades do Norte de Minas e uma da região Central se depararam com uma situação curiosa: uma única candidatura ao cargo de prefeito nestas eleições foi registrada nas cidades de Ninheira, Gameleiras e Inimutaba, respectivamente.

Em casos como estes, muitas pessoas ficam em dúvida sobre o procedimento a ser adotado diante da situação. De acordo com o cientista político Ilson Lisboa, quando não há oposição, um voto já é suficiente para eleger o prefeito. “A regra é 50% dos votos mais um. Como ele está sozinho, já tem a maioria. Se tiver um único voto, já será eleito”, analisa.

Em todo o país, 97 municípios, em 13 estados brasileiros, possuem apenas um candidato a prefeito. São eles: Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte e Tocantins. Minas Gerais tem 16 cidades com candidatos solitários.

Essa condição se aplica a cidade de Ninheira. Os 8.073 eleitores vão às urnas com apenas um candidato ao Executivo da cidade. O político é Gilmar Ferraz (PDT), que já foi prefeito em duas oportunidades e está perto de ser eleito pela terceira vez. “Me candidatei pela primeira vez em 2004 e fui eleito, sendo reeleito em 2008”, conta.

Com dois mandatos no currículo, Gilmar acredita que o fato de não haver concorrente é a constatação de que realizou um bom trabalho. “Me desliguei nas últimas eleições e agora volto à disputa sem nenhuma oposição. Isso é o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos meus mandatos”, observa.

Inimutaba


A situação é semelhante na cidade que fica na região Central de Minas. Os 6.045 eleitores do pequeno município vão se deparar nas urnas com apenas um candidato cadastrado. É o atual prefeito, Rafael Dotti (PR), que tenta a reeleição sem nenhum concorrente, o que causou surpresa ao saber que não haveria oposição no plebiscito.

"Foi uma noticia que não esperava. Isso é a confirmação que fizemos um bom trabalho, tanto é que não houvesse oposição. Se a gente tivesse errado, mais do que acertado, certamente teriam vários concorrentes”, diz o candidato.

A chapa de Rafael venceu a última eleição com 74% de aprovação e uma diferença de 2.077, em um total de 4.300 votos válidos. Esses números, segundo Rafael, são reflexo da boa administração feita por ele. “A prova disso é que não houve um candidato de oposição".

Gameleiras

A cidade norte-mineira faz parte do grupo de municípios que conta com apenas um candidato ao executivo. Gilmar Rodrigues de Oliveiras, Gilmar de Miguelim (PT), é candidato a prefeito pela primeira vez. "Nunca fui candidato a nenhum cargo político e, por ser a primeira vez, me sinto bem tranquilo e preparado para esse novo desafio que está por vir", conta.

Gilmar é gameleirense, se ausentou do município durante doze anos e há nove voltou a residir na cidade, que conta com 4.403 eleitores. Segundo ele, a boa relação com a população foi fundamental para decidir se candidatar e não haver oposição.

"Tenho uma aceitação de candidatura muito boa, as pessoas acreditam em mim. Tenho uma boa relação de amizade com todos, todos me conhecem", encerra o candidato.

Eleições 2016

Mais de 144 milhões de eleitores em 5.568 municípios brasileiros devem ir às urnas no dia dois de outubro, pelo primeiro turno do plebiscito. Nas localidades onde haver a necessidade do segundo turno, os eleitores deverão voltar aos campos eleitorais no dia 30 do mesmo mês.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Fonte: InterTV

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos