Norte de Minas: Escassez de água já começa a provocar desespero

(Ivo Júnior) Algumas reportagens assombraram a população de Montes Claros e do Norte de Minas, nesta semana. A crise hídrica já beira ao desespero. Matéria do jornal Estado de Minas sob o título “Afluentes do Rio São Francisco secam pela primeira vez” revela o avanço da seca e da desertificação no extremo Norte do Estado. Rios como o Pacuí, Jequitaí, Guavinipã, São Domingos, Juramento e Córrego do Onça estão secando e ameaçando o abastecimento de água nas cidades de Montes Claros, Bocaiuva, Juramento, Guaraciama e Francisco Sá. Na última quarta-feira (7/10), ambientalistas e participantes do II Congresso Universitário Internacional Vidas Áridas foram conferir in loco a dramática situação do Rio Verde Grande, que está cortado em vários trechos.
Outra reportagem assustadora foi produzida pela InterTV/G1 Grande Minas. A Barragem de Juramento, que compõe o Sistema Verde Grande e é responsável por 70% do abastecimento de água de Montes Claros, atingiu 28% da sua capacidade nesta semana. É o pior índice desde 1982, ano do início da operação do reservatório, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Já o jornal O Tempo trouxe em sua edição dessa sexta-feira (9/10) matéria relatando o drama dos municípios com decretos de situação de emergência em vigor na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) por causa da seca. Apesar disso, alguns prefeitos alegam que não estão recendo apoio do governo para lidar com as adversidades causadas pela anomalia.
Em Janaúba a situação não é diferente, diversos trechos do Rio Gorutuba que alimenta a Barragem Bico da Pedra já está totalmente seco. Por mais que a população tenha a falsa impressão de que ainda existe muita água no lago da barragem, a situação é bem diferente. Vale lembrar que existe o assoreamento natural, que já reduziu muito a capacidade de armazenamento. Ainda é preciso analisar que a barragem libera água para irrigação, para o consumo humano e ainda para manter a alimentação do Rio Gorutuba, sem, portanto estar sendo abastecida pelo rio acima do lago. Nesta terça feira 15 de Outubro o nível atingiu 95 centímetros, quase um metro abaixo do marco inicial do volume considerado morto. Enquanto isso a temperatura continua subindo.
Os mineiros podem se preparar para enfrentar muito calor e baixa umidade do ar nesta semana. Uma massa de ar quente está atuando em Minas Gerais, o que impede a aproximação de frentes frias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os termômetros vão marcar temperaturas elevadas que podem superar os 40º C. Nesta quarta-feira, a temperatura ficou em 33º C em Belo Horizonte, porém a capital mineira está em estado de alerta por causa da baixa umidade, que chegou a 20%. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu alerta para o tempo seco até a próxima sexta-feira.
Os dias ensolarados devem continuar até a próxima semana. Não há previsão de chuva. “A massa de ar seco está atuando e vem impedindo a chegada de outras frentes. Por isso, teremos o predomínio de dias quentes e baixa umidade do ar. Em algumas cidades, pode chegar até 10%”, explica o meteorologista Cleber Souza, do 5º Distrito do Inmet. Nesta quarta-feira, os termômetros já marcaram temperaturas altas nos municípios mineiros. A maior foi registrada em Ituiutaba, na Região do Triângulo mineiro e em Janaúba e outros municípios do Norte de Minas, os termômetros marcaram 38ºC e a umidade chegou a 25%. Ao longo da semana, municípios do Triângulo, Norte e Noroeste podem ter temperaturas acima de 40 ºC.
Para esta quinta feira a previsão para Janaúba é de 37º C, temperatura essa que foi atingida as 14h00minh, nesse horário a Umidade Relativa do Ar marcava 17%. Para a sexta feira sobe um pouco mais, chegando a atingir 39º C. Porém a previsão pior é para o sábado, que deve ser de 40º C. Além das altas temperaturas, os meteorologistas alertam para o alto índice de radiação solar e a baixa umidade que podem causar danos a pele devido à exposição e problemas cardiorrespiratórios, respectivamente. Para completar só existe uma pequena possibilidade de chuva na quinta feira da próxima semana, porém apenas 2mm de precipitação, o que é quase nada para uma região que necessita urgentemente de chuvas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos