Quem será o prefeito de Jaíba nesta terça?


Mesmo com o afastamento de dois vereadores, Câmara decide pelo impeachment de Enoch

###Comissão Processante, no entanto, pode ser anulada por decisão judicial


(Por Luís Cláudio Guedes) No mesmo dia em que teve dois parlamentares afastados dos cargos por suspeita de envolvimento em fraudes com recursos públicos, a Câmara de Jaíba decidiu, na tarde desta segunda-feira (20), levar adiante votação do relatório da Comissão Processante que recomendava a cassação do mandato do prefeito Enoch de Campos Lima (PDT). Este Em Tempo Real antecipou o movimento em texto publicado há cerca de um mês. Jaíba viveu hoje o dia mais eletrizante desde que foi emancipada de Manga e Monte Azul, há 23 anos, e deve ter, amanhã, o quarto prefeito em 30 meses.
Mais cedo, os vereadores já haviam sido surpreendidos com o cumprimento de medida cautelar da juíza substituta da Comarca de Manga, Roberta de Souza Alcântara, que determinou o afastamento do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Valdemir Soares Oliveira (DEM) e Elias dos Santos, o Elias do Açougue (PHS). Valdemir Soares poderia assumir a vaga aberta com a cassação de Enoch, o vice que assumiu com o impeachment do prefeito eleito em 2012 e também cassado pela Câmara, Jimmy Murça (PCdoB).
O novo presidente da Casa, vereador Farrique Xavier da Silva (PSB), que assumiu o cargo no início da tarde de hoje, logo após o afastamento do Valdeci Soares, decidiu pela leitura do relatório e votação da cassação de Enoch. Farrique pode, em menos de 24 horas, sair da posição de mais um parlamentar para presidente da Câmara e, horas depois, prefeito interino do município.
Durante a sessão desta tarde, o advogado manguense Valter Amaro adotou como linha de defesa do prefeito Enoch o argumento de que a cassação tem conotação política e que não passa de vingança de parte dos vereadores. Há cerca de três esses, o agora ex-prefeito Enoch havia oferecido denúncia contra sete dos 13 vereadores da Casa, por envolvimento na chamada fraude das diárias.

Cautelar
A cassação de Enoch pela Câmara, contudo, pode ser anulada. A Câmara recebeu do dia notificação sobre existência de liminar em antecipação de tutelar em que o desembargador Armando Monteiro, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, acatou recurso da defesa e suspendeu a portaria que criou a Comissão Processante que investigou e decidi pela cassação do prefeito Enoch Lima.
O advogado Walter Amaro avalia que o prefeito, que está em viagem para Belo Horizonte, não deve deixar o posto. Já os vereadores contratados pela Câmara entendem que a cautelar chegou tarde demais e que não tem mais efeito sobre o processo que afastou Enoch do cargo.
Próximo nome na linha sucessória local, o próprio Farrique deve assumir o comando do município, caso se confirme a cassação de Enoch. Votaram pela cassação do prefeito Enoch Lima os vereadores Elton Luiz da Silva, o Eltinho Enfermeiro, José Geraldo Soares de Aguiar, Piu Caminhoneiro, Osmano Fernandes Pereira, o Osmano do Açougue, Farrique Xavier da Silva, Fernando Lucas Fernandes, Junior Leonir Guimarães Freitas, o Júnior da Maqtel, Noelson Costa de Oliveira e Analgêncio Murilo da Silva. Adonias Felix Sobrinho e Adilson de Freitas David, o Tela do Açougue, se posicionaram contra o relatório.
A Câmara de Jaíba é composta de 13 vereadores, porém dois deles – Valdimir Soares da Silva e Elias dos Santos Silva, o Elias do Açougue – foram afastados dos cargos na manhã desta segunda-feira, dia 20, por decisão judicial. A mesa diretora ainda não convocou os suplentes Marcos Roberto Ruas, o Marcos do Hospital (PSC) e Adão Antônio de Souza, o Dão Moranga (PH).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos