Brasil suspende importação de banana equatoriana

Estão temporariamente suspensas as importações brasileiras de banana do Equador. A medida da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura acata solicitação dos produtores e de várias entidades de representação da classe, que insistiam na insegurança da liberação da importação, em função de inúmeros problemas sanitários na produção equatoriana. Em ato publicado no DOU de 30 de julho de 2014, foi criado grupo de trabalho para reavaliar os aspectos técnicos para a importação; suspensa até conclusão e orientação do grupo.
O superintendente do INAES (Instituto Antônio Ernesto de Salvo, entidade de pesquisa do SISTEMA FAEMG), Pierre Vilela, afirma que a decisão restaura a cautela técnica à questão: “Os problemas fitossanitários, há tempos comprovados com embasamento técnico por especialistas, foram ignorados em uma decisão política precipitada. É acertada a decisão pela reavaliação desta liberação, com recomendação de sistemas efetivos de controle e mitigação dos problemas antes da vinda para o Brasil”.
Outro ponto lembrado por ele é a autossuficiência brasileira: “Não há justificativa econômica ou mercadológica para trazer do exterior um produto no qual somos autossuficientes. Além do risco de infestação da cultura por pragas exóticas e mesmo de danos à saúde do consumidor (pela aplicação constante de agrotóxicos), a importação da banana equatoriana representa grave impacto no mercado interno e desvalorização da produção brasileira”.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos