Serviço de Oncologia pode se tornar realidade em Janaúba

JANAÚBA (Por Fernando Lucas) -- A presença, no final da semana passada, do deputado estadual Arlen Santiago em Janaúba serviu para deixar um alento aos pacientes de câncer locais e da região da Serra Geral de Minas. Segundo o parlamentar, que esteve na cidade atendendo convite da direção local do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), ali representado pelo vice-presidente do partido, vereador Armando Peninha Batista e pelo empresário Antônio Guimarães Correia (Jaburu), a possibilidade de implantação de um serviço de Oncologia na cidade, apesar de não ser fácil, é real.
Na oportunidade, entre diversos temas abordados, o deputado Arlen explicou que para a concretização deste sonho, seria necessário a intervenção do Poder Público local, de alguma unidade hospitalar da cidade e de uma parceria com algum hospital de Montes Claros que já possui o serviço. Ele deu como exemplo o atendimento do hospital Dilson Godinho, onde atua regularmente atendendo pacientes de todo o Norte de Minas e até do Sul da Bahia.
“Não é fácil a implantação de um serviço de Oncologia, pois é dispendioso financeiramente com aquisição de equipamentos e medicamentos e demanda de muitos profissionais da área. Mas também não é impossível. Estamos dispostos a batalhar por esta bandeira, desde que as lideranças locais se manifestem interessados e se disponham a nos ajudar”, destacou o deputado, salientando que recebeu um pedido para implantação deste serviço por um vereador local, naquele mesmo dia.
DEMANDA -- Atualmente, segundo informações obtidas pelo JORNAL DA SERRA GERAL, com a costumeira exclusividade, são cerca de 400 pacientes em Janaúba que se deslocam para Montes Claros diariamente para o tratamento de câncer. Se forem contabilizados os pacientes de outras cidades da região da Serra Geral que utilizam o serviço em Montes Claros, e que pensam pela cidade, este número seria bem superior.
Com a possível implantação do serviço de Oncologia em Janaúba, esta distância seria substancialmente reduzida, favorecendo uma melhor qualidade de tratamento para estes pacientes que ainda se livrariam dos riscos inerentes destas viagens.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos