Alívio no Gorutuba

As chuvas registradas nesta semana animaram os produtores do perímetro irrigado do Gorutuba, instalado entre os municípios de Nova Porteirinha e Janaúba, no Norte de Minas. Com as estiagens prolongadas dos últimos dois anos, a barragem do Bico da Pedra, que fornece água para os irrigantes, teve o seu nível muito reduzido, sendo necessário o racionamento. Entre a noite de quarta-feira e a manhã de ontem, foram registrados 33,8 milímetros de chuva na região. Com isso, o nível da barragem, que estava em queda havia meses, subiu 35 centímetros.
Construída no Rio Gorutuba, a barragem do Bico da Pedra garante o fornecimento de água para as plantações de 300 pequenos produtores e de outros 113 médios produtores que, juntos, ocupam em torno de 6 mil hectares no Projeto Gorutuba. O perímetro irrigado é o responsável pelo fato de Janaúba ter se transformado no maior produtor de banana do país. Devido à redução do nível do reservatório, nos últimos meses, foi adotado um racionamento, com os produtores recebendo água de forma alternada (“dois dias sim, dois dias não”), com redução de 46% na quantidade fornecida.
Com a seca, a barragem do Bico da Pedra atingiu um dos níveis mais baixos da história, ficando 10,80 metros abaixo de sua capacidade no início da semana. Ontem, estava a 10,45 metros abaixo de sua capacidade, segundo o chefe do Distrito de Irrigação do Gorutuba, Ricardo Carreiro. Ele revelou que, com as últimas chuvas, houve um aumento de 6,5 milhões de metros cúbicos de água na barragem, que atingiu o acúmulo de 192 milhões de metros cúbicos, o correspondente a 34,2% de sua capacidade (560 milhoes de metros cúbicos).
A água do Bico da Pedra é distribuída para os canais de irrigação por gravidade. Como o nível da barragem se reduziu muito, os irrigantes reivindicaram e conseguiram a liberação de recursos da ordem de R$ 3,8 milhões do Ministério da Integração Nacional para a compra de novos equipamentos para o bombeamento da água, que, além dos bananais, ajudam a manter plantios de uva, goiaba, manga, mamão e outras culturas. A presidente do comitê executivo do agronegócio do Vale do Gorutuba, Nilde Antunes, ressalta que as chuvas desta semana ainda são insuficientes para impedir o racionamento, mas já trazem algum alívio para os agricultores instalados no perímetro irrigado. “ Nossa esperança agora é que as chuvas continuem por mais dias”, afirma Nilde.


Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

  1. SE NOSSOS FAZENDEIROS NAO SOUVEREM REZAR QUE VENHA APRENDER LOGO PARA AGRADECER O MILAGRE NO NORTE DE MINAS.
    DESESPERADOS E SEM SOLUÇÃO DE NOSSOS GOVERNANTES QUE SÓ TEM CONVERSA FIADA, SÃO PEDRO MANDOU AS CHUVAS E SALVOU TUDO E TODOS.
    A REGIÃO NÃO TERÁ MAIS PROBLEMAS E SIM ESTARÁ SUPRIDA COM ALIMENTOS PARA O GADO E AS PLANTAÇÕES TODAS VERDES, ASSEGURADAS PARA AS PRÓXIMAS CHUVAS.
    AJOELHAM NA BRITA E AGRADECEM A SÃO PEDRO, PORQUE ELE FOI MAIS PODEROSO QUE TODOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos