Samu e Bombeiros se unem para salvar vidas

As duas instituições se preparam para integrar a regulação de atendimento no Norte de Minas.
Oficiais do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Montes Claros e técnicos do SAMU Macro Norte se reuniram nesta quinta-feira, 23/02, para discutir a cooperação técnica entre as duas instituições e a possibilidade de integrar a regulação do atendimento através do 192 e 193 nas ocorrências de urgência e emergência pré-hospitalares no Norte de Minas.
Segundo Warmillon Fonseca Braga, prefeito de Pirapora e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), órgão gestor do SAMU na região, a integração das duas instituições beneficiaria sobremaneira os usuários do serviço de urgência. “O Governo de Minas vem trabalhando em rede em todas as áreas e o Norte de Minas foi a primeira região do Estado a instituir a Rede de Urgência e Emergência. A cooperação técnica entre o SAMU e o Corpo de Bombeiros será um passo importante para o fortalecimento da Rede, além de representar uma melhor gestão dos serviços prestados pelas duas instituições nas urgências pré-hospitalares”, avalia o presidente.
O comandante do 7º BPM, Major Sérgio Ricardo, diz que o Corpo de Bombeiros já faz parte da Rede Estadual de Defesa Social e que vê a possibilidade de integração ao SAMU com muita positividade. “Como comandante regional não tenho autonomia para tomar essa decisão, mas, junto com os técnicos do SAMU, vamos criar um grupo de trabalho para elaborar uma carta de intenções e buscar a aquiescência do alto comando estadual”, planeja.
A proposta da cooperação é compartilhar, sem restrições, as informações sobre ocorrências, logo após a ligação do cidadão, entre a Central de Regulação do SAMU e a Central de atendimento do Corpo de Bombeiros, evitando duplicidades de atendimento.
No primeiro encontro realizado nesta quinta-feira, o SAMU apresentou aos Bombeiros a lógica de seu funcionamento, demonstrando como se daria a parceria entre as duas instituições. “O SAMU Macro Norte tem apenas três anos e sua estrutura foi organizada de acordo com as especificidades da região, seguindo a lógica das redes de atenção proposta pelo Estado. O objetivo do Samu é atender às urgências pré-hospitalares. O Corpo de Bombeiros é uma instituição centenária, com uma tradição em atendimento a todos os casos de emergência. Mas cada instituição tem um papel definido e o trabalho integrado evitaria, por exemplo, que as os dois serviços fossem empenhados para atender desnecessariamente a uma mesma ocorrência, e a cooperação técnica poderia favorecer a padronização dos serviços pré-hospitalares prestados pelas duas instituições”, analisa Enius Versiani, coordenador médico do Samu.
O Major Sérgio Ricardo diz que no Norte de Minas a parceria entre os Bombeiros e o SAMU já é bem avançada, mas que a efetiva integração entre as duas instituições pode ser um marco histórico. “No encontro desta quinta-feira, a primeira linha foi colocada na agulha para continuar tecendo uma rede que já é referência nacional. A doutrina do Bombeiro é socorrer a vítima, mesmo com o sacrifício da própria vida, mas o respaldo da regulação médica do SAMU vai dar mais segurança nos atendimentos de urgências pré-hospitalares. Além disso, estando integrados à Rede de Urgência e Emergência, os Bombeiros terão a garantia de que os pacientes por eles socorridos serão recebidos no pronto-socorro. Certamente, esse é o melhor caminho para a eficácia da rede-resposta”, conclui.
Para dar continuidades às discussões, um novo encontro foi marcado para o dia 13 de março, na 11ª RISP, em Montes Claros, quando o Corpo de Bombeiros apresentará ao SAMU sua lógica de funcionamento. No encontro, o grupo de trabalho iniciará a elaboração do protocolo para atendimento integrado.



Pablo de Melo
pablo-labs@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Janaúba: comunicamos o falecimento de Heloísie da Costa Silva

Na zona rural de Curvelo casal é encontrado morto; suspeita é de que o homem assassinou a mulher e se matou

Janaúba: batida entre caminhões na MGC-401 deixa três mortos