Capitão Enéas vive momentos de pânico: policiais são baleados durante atendimento a paciente em surto psiquiátrico

Imagem
A cidade de Capitão Enéas, no Norte de Minas, foi tomada por momentos de tensão e medo na tarde desta quarta-feira (4), quando dois policiais militares foram baleados durante uma ocorrência de apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A situação aconteceu enquanto as equipes atuavam no atendimento a um paciente em surto psiquiátrico, considerado de alto risco. De acordo com informações divulgadas pelo Samu, a equipe médica identificou que o comportamento do paciente tornava a cena insegura para o atendimento, motivo pelo qual foi solicitado apoio imediato da Polícia Militar para garantir a integridade dos profissionais de saúde. Durante a abordagem, o homem em surto efetuou disparos contra os militares, atingindo dois policiais. Um dos PMs, de 43 anos, foi baleado na mão, enquanto o outro, de 37 anos, sofreu um ferimento no tornozelo. O Samu não confirmou se a arma utilizada na ação pertencia aos próprios policiais ou ao autor dos disparos. Atendimento sob risco e respo...

Ex-prefeito de São João da Ponte, Danilo Veloso, tem contas de 2019 rejeitadas pelo Tribunal de Contas


O ex-prefeito de São João da Ponte, Danilo Wagner Veloso, teve as contas referentes ao exercício de 2019 rejeitadas por unanimidade pelo Colegiado da Primeira Câmara do Tribunal de Contas de Minas Gerais. A decisão foi tomada no último dia 25 de novembro, após análise detalhada do relatório técnico.

Segundo o documento, o município aplicou 24,18% da receita base de cálculo na manutenção e desenvolvimento do ensino, abaixo do mínimo constitucional exigido de 25%. Além disso, o município não cumpriu medidas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) relacionadas à Meta 1, que prevê a universalização da pré-escola para crianças de 4 a 5 anos e a expansão das creches para atender pelo menos 50% das crianças de até 3 anos, e à Meta 18, que trata da criação de planos de carreira para profissionais da educação básica e superior.

O relatório também apontou que o município alcançou “Faixa C” no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), indicando baixo nível de adequação das políticas e atividades públicas em áreas como educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia.

De acordo com o relator do Processo nº 1092099, conselheiro Telmo Passareli, essas irregularidades são graves e justificam a rejeição das contas, entendimento que foi seguido unanimemente pelos demais conselheiros presentes à sessão.

Da decisão cabe recurso, e o ex-prefeito poderá apresentar defesa junto ao Tribunal de Contas. A rejeição das contas não implica automaticamente em sanções criminais, mas pode resultar em responsabilização administrativa e restrições para exercício de cargos públicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Janaúba, homem é baleado na cabeça em frente à própria casa; estado é grave

Bomba política em Jaíba! Doze anos após cassação, prefeito Jimmy Murça volta ao banco dos réus e pode perder o cargo novamente

Vídeo: tragédia em Porteirinha; disputa por herança resulta em tio assassinado por sobrinho em Tocandira