Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

No Centro de Janaúba Bombeiros agem rápido e evitam tragédia em incêndio



Uma rápida ação do Corpo de Bombeiros Militar de Janaúba na manhã desta terça-feira (15) evitou uma potencial tragédia no Centro da cidade de Janaúba. Por volta das 09h30, a corporação foi acionada para atender a uma ocorrência de princípio de incêndio em um estabelecimento comercial de um prédio de ocupação mista.

Ao chegarem ao local, a guarnição de bombeiros constatou que as chamas, que se iniciaram na cozinha industrial de uma lanchonete, já haviam sido controladas por populares. No entanto, a situação ainda apresentava grande risco devido ao vazamento de gás em dois botijões de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) localizados nas proximidades.

Agindo com prontidão e seguindo os protocolos de segurança, os militares, devidamente equipados, realizaram a imediata retirada dos botijões com vazamento da área de risco. Em seguida, efetuaram a abertura de janelas para promover a exaustão dos gases inflamáveis que se acumulavam no interior do estabelecimento, minimizando o perigo de explosão.

A perícia preliminar realizada no local aponta para um possível curto-circuito na tomada onde estava ligada a masseira elétrica do comércio como a provável causa do princípio de incêndio. A rápida percepção da situação e a eficiente ação dos bombeiros foram cruciais para evitar que o fogo se propagasse e causasse danos maiores à edificação e, principalmente, para garantir a segurança das pessoas que circulavam na área central.

A ocorrência demonstra a importância da atuação ágil e preparada do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, reafirmando seu lema: "Corpo de bombeiros militar de Minas Gerais, o amigo certo, nas horas incertas!". A corporação reforça a importância da manutenção preventiva das instalações elétricas e de gás em estabelecimentos comerciais e residenciais para evitar acidentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo