Janaúba e Nova Porteirinha: Projeto Gorutuba sofre grande perda de água por danos nos canais

Imagem
Canal do Projeto Gorutuba danificado pela ação do tempo causa grande perda de água crédito: DIG/divulgação (Por Luiz Ribeiro, EM) O Projeto de Irrigação do Gorutuba, localizado entre os municípios de Janaúba e Nova Porteirinha, no Norte de Minas Gerai s , está com seu canal principal e tubulação danificados pela ação do tempo, causando o desperdício de aproximadamente 70 mil litros de água por dia devido aos vazamentos. Com isso, cerca de 30% do projeto está parado, o que representa prejuízo para a produção de frutas e para a economia regional. A situação foi levada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, pela prefeita de Nova Porteirinha, Elbe Brandão. Ela apresentou um pedido ao Governo Federal para a liberação de cerca de R$ 142 milhões destinados às obras de reparo no perímetro irrigado, que atualmente envolve 260 produtores. O Norte de Minas  Gerai s  é uma região historicamente castigada pela seca. O Projeto Gorutuba, viabilizado com água ca...

Brasília de Minas: acusado de matar a esposa com golpe de machado é preso na região norte de Minas


A Polícia Civil de Brasília de Minas, na região norte do estado, prendeu neste domingo (13) Adeilson Pereira dos Santos, de 31 anos, acusado de matar a companheira, Érica Pereira Rocha, de 25 anos.

O crime ocorreu na noite da última segunda-feira (7) no distrito de Fernão Dias, zona rural de Brasília de Minas. A vítima foi assassinada com um golpe de machado, após uma discussão com o companheiro. Logo após o crime, ele fugiu levando o filho do casal que, posteriormente, foi deixado na casa dos avós. Desde então, as forças de segurança deram início a uma intensa operação de busca para capturar o acusado.

A prisão preventiva de Adeilson foi feita pela Polícia Civil nesse domingo (13) durante o cumprimento de um mandado expedito pela Justiça na quinta-feira (10). Familiares do investigado fizeram contato com as autoridades informando a intenção de apresentá-lo. A ação se deu em uma chácara no próprio distrito de Fernão Dias, onde a equipe policial efetuou a prisão e conduziu o homem para os procedimentos legais. Durante a apresentação às autoridades, foi realizado atendimento médico, que atestou a inexistência de lesões corporais.

O delegado Flávio Cavalcanti, responsável pelo caso, informou que o acusado negou o crime e alegou que a companheira morreu ao cair acidentalmente sobre o machado. No entanto, a perícia constatou um corte na nuca de Érika, indicando um golpe direto na cabeça. A vítima também apresentava hematomas e inchaço nos olhos, possivelmente causados por socos ou pela parte traseira da ferramenta.

Uma das linhas de investigação da Polícia Civil aponta que o feminicídio pode ter ocorrido após uma briga do casal. Segundo apurado, Érika teria se irritado ao descobrir que o companheiro saiu para comprar salgados para o filho, mas acabou usando parte do dinheiro para adquirir crack, retornando com salgados mais baratos.

Adeilson disse que, no período em que estava sendo procurado, se escondeu em uma mata e se alimentava com a água de um córrego e com o que encontrava no local.

De acordo com as investigações, o relacionamento entre Adeilson e Érica era marcado por episódios de violência. Há registros de que ele já havia ameaçado a companheira e, em uma ocasião anterior, foi preso após tentar jogar o filho do casal em uma represa. A mulher solicitou uma medida protetiva, mas a retirou após o agressor sair da prisão. O comportamento do acusado teria se agravado com o uso abusivo de álcool e drogas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em Porteirinha, jovem comete suicídio próximo ao IFNMG

Fatalidade em Porteirinha: locutor da rádio Independente é alvejado em reunião política na comunidade Tanque

Ônibus da Arte Turismo de Porteirinha se envolve em acidente e motorista acaba morrendo